Quem fez o pedido a fim de ingressar no BPC (Benefício de Prestação Continuada), é de suma importância acompanhar o status do requerimento.
Isso garante que todas as etapas estejam sendo processadas corretamente. Assim, uma forma simples de fazer isso é por meio do CPF.
Este documento é usado como uma identificação única para o sistema da Previdência Social, permitindo que os beneficiários acompanhem o andamento do pedido de maneira fácil e rápida.
Entenda o que é o BPC
O BPC é um dos auxílios de assistência social oferecidos pelo governo no valor mensal de um piso nacional. Ele se destina a idosos que tenham mais de 65 anos e pessoas que possuam qualquer tipo de deficiência que não tenham condições de prover a própria subsistência ou que contam com ajuda da família.
O benefício se direciona a quem não possui direito a receber benefícios da Previdência Social, além de não ter renda fixa.
Assim, para se tornar elegível ao benefício, o solicitante deve ter a renda per capita familiar menor do que 1/4 do piso nacional.
Para cidadãos idosos, é preciso comprovar a idade acima de 65 anos, renda inferior a 1/4 do piso nacional e ausência do recebimento do benefício previdenciário.
Já para os cidadãos com deficiência, também é preciso comprovar renda, além de provar qual é a deficiência, bem como o grau da incapacidade, mediante o aval dos profissionais da Perícia Médica do INSS.
A solicitação do benefício é feita através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da região de residência.
É essencial que o solicitante esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Consultando o BPC de forma simples e fácil
Ao usar o CPF para o acompanhamento do pedido, é possível verificar se existem certas pendências, acompanhar todas as etapas dos processos e se inteirar com mais precisão acerca do status atual do benefício.
Para a consulta do BPC usando o CPF, é só acessar o site oficial ou app do “Meu INSS”. Sem contar que é possível ligar para a central de atendimento gratuitamente no 135.
Aqui estão as formas detalhadas de fazer a consulta do benefício:
Meu INSS
Veja um passo a passo simples para que seja possível consultar o valor do benefício e mais algumas informações com o número do CPF, seja por meio do site ou app através app ou site do Meu INSS:
- Clique no ícone “Entrar com gov.br” quando a tela inicial abrir;
- Insira o CPF no campo correto e a senha usada do Meu INSS, que foi previamente cadastrada;
- Em seguida, coloque o nome. Então, aparecerá o número do benefício na parte superior da tela;
- No campo “Meus Benefícios”, que se localiza na parte inferior, basta clicar para acessar todas as informações acerca do benefício;
- Verifique todos os detalhes que foram apresentados na tela. Caso precise de outras informações, veja quais são as outras opções disponíveis no app;
- Além do mais, na plataforma do Meu INSS, é possível efetuar a verificação do status de todos os pedidos que foram realizados;
- O pedido passa por algumas etapas, podendo ser “em análise”, o que indica que o INSS avaliará ou já está avaliando a solicitação;
- Quando tudo estiver concluído, o status se atualiza para “concluído”. Caso esteja em exigência, será preciso fornecer os documentos adicionais, bem como as informações complementares;
- Se tiver sido cancelado, o status aparecerá como “cancelado”. Assim, para saber as informações adicionais acerca do pedido, é só clicar em “detalhar”.
Atendimento 135
A consulta do benefício também tem condições de ser realizada por meio do telefone exclusivo do INSS, discando para o número 135.
Quando o beneficiário entra em contato via telefone, será preciso ter em mãos o CPF, pois só assim será possível ter acesso aos dados desejados.
Presencial
Para quem prefere realizar o atendimento de forma presencial em uma das agências do INSS, é preciso agendar previamente. Esse agendamento pode ser efetuado por meio do telefone, pelo app ou pelo site da Previdência Social.