A modernidade da era atual traz consigo certas facilidades para diminuir o tempo que gastamos com determinadas tarefas. E a Declaração de IR não ficou fora disso.
A Receita Federal liberou uma ferramenta que proporcionará aos contribuintes a oportunidade de resolver questões burocráticas com somente alguns cliques.
Nesse sentido, a declaração expressa, ou declaração pré-preenchida, se mostra como um recurso que simplifica bastante a vida dos brasileiros.
Como utilizar a Declaração de IR pré-preenchida
A Declaração de IR expressa, ou pré-preenchida, é uma ferramenta revolucionária, onde se encontram praticamente todos os dados necessários para a declaração de forma automática.
Esse feito é viável graças ao que já tem na base de dados da Receita Federal, tornando as etapas do processo consideravelmente mais ágeis.
Para fazer uso do recurso, o procedimento é simples: primeiramente, baixe o software gerador da declaração de IR no portal oficial da Receita Federal.
Em seguida, acesse utilizando as credenciais, selecionando “iniciar a declaração a partir da pré-preenchida”. Lembrando que é essencial verificar/atualizar os dados necessários, assegurando o envio correto.
Um requisito primordial é ter conta gov.br de nível ouro ou prata, mas isso é algo que grande parte dos brasileiros já tem ou adquire facilmente.
Em sumo, a abordagem liberada pela Receita acelera o processo e reduz também as chances de erros, coisa que todos querem evitar.
Desenvolvida a ferramenta para simplificar
A declaração de IR expressa, ou pré-preenchida, é mais um reflexo dos avanços tecnológicos em favor dos brasileiros. Com ela, o envio da declaração torna-se mais eficaz e menos tedioso.
Neste ano, será possível que os contribuintes não fiquem com tanto “medo” dessa ação obrigatória, pois há diversas facilidades oferecidas para garantir o cumprimento da obrigação.
Dessa forma, dá para direcionar a atenção para o que importa realmente, sabendo que pelo menos essa situação fiscal está controlada.
Quem é obrigado a fazer a declaração de IR em 2024?
Obrigatoriedade de declaração é para aqueles que receberam acima de R$ 24.511,92 no ano-base. Mas, é imprescindível entender bem as normas a fim de não correr riscos de negligência da obrigação em declarar.
E se não enviar a declaração?
Atrasar ou não submeter a declaração de IR acarreta desagradáveis consequências. Multas começam em R$ 165,74, chegando a 20% do imposto que é devido.
Assim, manter-se totalmente em dia com as tributações da Receita Federal é primordial para se evitar certos problemas futuros.
Restituição do Imposto de Renda
A restituição do Imposto de Renda é sempre muito aguardada pelos brasileiros. Para 2024, as liberações seguem um calendário bem específico, começando no dia 31 de maio. É fundamental ficar atento, pois no site oficial da Receita Federal estão as informações do status da restituição.