Dinheiro

Pesquisa aponta que metade dos sorocabanos vão usar o 13° salário para pagar as dívidas.

A gratificação natalina será paga para quase 212 mil trabalhadores sorocabanos e soma o montante de mais de R$ 700 milhões.

Uma pesquisa realizada Acso (Associação Comercial de Sorocaba) e da Athon Ensino Superior, informou que praticamente metade dos quase 212 mil trabalhadores que recebem o 13º salário este ano vai usar o dinheiro extra para pagar suas dívidas.

Segundo o levantamento realizado quase 50% das pessoas pretendem quitar os seus débitos com a primeira parcela da gratificação. Vale destacar ainda que o percentual é superior ao registrado no ano passado, quando apenas 42,9% dos trabalhadores tinham a mesma intenção.

Por sua vez, neste ano, mais de R$ 700 milhões serão pagos aos trabalhadores do munícipio de Sorocaba em 13º salário, de acordo com o levantamento da subseção do Dieese do SMetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região).

O economista Felipe Duarte, responsável pelos dados do Dieese, já havia apontado, recentemente, que o endividamento das famílias brasileiras poderia inibir parte do aquecimento econômico de final de ano com o pagamento do 13° salário.

Pesquisa da Acso

De acordo com  a pesquisa realizada pela Acso, cerca de 32,4% dos trabalhadores devem usar o dinheiro extra do décimo terceiro salário para comprar bens ou serviços, além de presentes de Natal.

Sendo assim, o número revela uma queda em relação ao ano de 2022, quando foram apenas 39,1%. Com isso, o restante, 35,2% dos sorocabanos pretendem guardar dinheiro.

Segundo, Hygor Duarte, presidente da Acso, explica que as vendas devem ter um pequeno aumento neste final de ano devido a recuperação dos salários e o aumento do poder compra dos trabalhadores.

“A economia vai se reaquecendo e isso pôde ser visto no aumento do consumo no Dia das Crianças e também na Black Friday”.

Para manter-se atualizado sobre esta e outras notícias, continue seguindo-nos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo