Sorocaba

TRANSPORTE PÚBLICO: 132 linhas de Sorocaba estão integradas

132 linhas do transporte público de Sorocaba estão integradas, de acordo com a prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes. Essa medida é válida tanto para sistema de integração física ou temporal.

Ou seja, é possível que o passageiro troque de ônibus, sem necessariamente pagar outra passagem.

City, Consor e BRT Sorocaba são as três empresas que operam o transporte no município e atuam de forma integrada. Pelo sistema de integração, em um mesmo deslocamento, pode-se utilizar mais de uma linha de ônibus, pagando apenas uma passagem. As possibilidades de movimentação de um ponto a outro do município são múltiplas, mas existem algumas regras que devem ser seguidas.

O sistema de integração permite até três integrações ou a utilização de até quatro linhas, dentro desse prazo máximo de uma hora e trinta minutos, contado a partir do pagamento da primeira passagem. Portanto, o usuário embarca na primeira linha e pode fazer a integração com outras três linhas diferentes, se assim desejar.

+TRAGÉDIA NO RS: Sorocaba realiza TREINO SOLIDÁRIO neste sábado (18)

Existe a chamada integração física, que é realizada por meio do transbordo (troca de ônibus), dentro dos terminais Santo Antônio e São Paulo. Ao passo que a integração temporal possibilita a troca de linhas, dentro de um período máximo determinado (1h30), em qualquer ponto de ônibus do sistema. Dessa forma, não é preciso chegar aos terminais para fazer a transferência, o que pode ocorrer em paradas específicas durante o trajeto.

A integração temporal está disponível para os usuários que possuem o cartão eletrônico do sistema (Cartão Social, Cartão Vale-Transporte, Cartão Estudante) e para aqueles que realizam o pagamento via carteira digital, por meio do uso do celular.

O passageiro embarca no primeiro ônibus e, na catraca eletrônica, tem o valor da tarifa descontado dos créditos do cartão. No próximo ônibus, ao encostar o bilhete, a catraca é liberada, mas sem desconto dos créditos.

O sistema de integração apenas não permite que o usuário faça o percurso de ida e volta com o pagamento de uma única passagem, na mesma linha. Também, não é permitido que o usuário desembarque da linha, durante o caminho, e tente pegar a mesma linha outra vez, ou, a linha que faça o mesmo trajeto, no mesmo sentido.

A matriz de toda a operação da integração no transporte público de Sorocaba, com as conexões entre as linhas, pode ser consultada no site. Atualmente, o Transporte público em Sorocaba funciona com uma frota de 418 veículos. Por mês, em média são transportados cerca de 4 milhões de passageiros.

Novidade no transporte público da cidade

Recentemente a cidade de Sorocaba foi contemplada com 50 novos ônibus zero quilômetros, e 100% elétricos, através do financiamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Seleções, do Governo Federal, na categoria Modalidade Urbana Sustentável.

Além dos 50 ônibus, também irá adquirir 10 carregadores, em um investimento total que soma R$ 150 milhões, utilizando-se de recursos de fundo perdido da União, que terão pequena contrapartida do município.

Outra novidade, é que Sorocaba ganhou mais um terminal de ônibus e um novo corredor do sistema BRT, facilitando ainda mais o transporte público da cidade. Desde às 4h do último sábado (4), 13 novas linhas que compõem o Corredor Estrutural Oeste do Sistema BRT começaram a operar.

Contato com a Urbes

Os usuários do transporte público podem, ainda, utilizar os canais de comunicação com a Urbes para fazer apontamentos, a fim de melhorar, cada vez mais, os serviços prestados. Todas as solicitações são registradas e estudadas as suas aplicações.  O contato pode ser feito pelo PABX: (15) 3519-3100; site, ou via Central de Atendimento, pelo fone 118.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo