NotíciasSaúdeSorocaba

Prefeitura leva orientações sobre dengue em escolas municipais de Sorocaba

Objetivo é ensinar como evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Com a crescente nos casos de dengue em todo o estado de São Paulo, a prefeitura de Sorocaba realiza orientações aos alunos da rede municipal de ensino.

O objetivo, segundo a prefeitura, é que desde as crianças menores até as mais velhas aprendam sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, e as formas de evitar sua proliferação.

A iniciativa é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu). Os estudantes também acabam atuando como multiplicadores da informação, ao levarem o conhecimento para seus familiares e amigos.

As ações proporcionam conhecimento e difundem a responsabilidade em cada um, com o propósito de cuidar, em suas residências, para a eliminação dos focos da dengue, contribuindo para a saúde de todos.

Recentemente, as turmas de estudantes do Centro de Educação Infantil (CEI) 79 – “Prof. João Tortello”, que está localizado na Rua Dr. Masaharu Taniguchi, 65, no Jardim Botucatu, foram orientadas sobre a doença.

Além de receber as informações sobre o assunto, as crianças também tiveram a oportunidade de realizar atividades que resultaram em uma exposição na sala de aula.

Mais ações

Já na E.M. “Prof. Ney Oliveira Fogaça”, que está localizada na Avenida Nove de Julho, 585, na Vila Barão, as crianças também receberam orientações sobre como evitar os criadouros em suas residências, aprenderam como identificar os sintomas da doença e, ainda, receberam viseiras com a frase “Caça ao mosquito” para levar para casa e continuar, com a família, a missão de acabar com possíveis criadouros.

A prefeitura de Sorocaba também divulgou um novo reforço para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue: A “nave mata mosquito”, e a SES tem intensificado o trabalho educativo nos bairros, em que uma força-tarefa com com três caminhões também faz a retirada de materiais que podem acumular água, tornando-secriadouros do mosquito.

Ainda segundo a prefeitura, uma das principais atividades de prevenção e controle das arboviroses, que perduram o ano todo, é o bloqueio de casos positivos, ou suspeitos, em que as equipes de agentes da Divisão de Zoonoses realizam visitas nos imóveis ao redor.

O que fazer em caso de sintomas de dengue

Os sintomas de dengue geralmente incluem febre, dor de cabeça ou atrás dos olhos, dores no corpo, fadiga, fraqueza, manchas na pele ou coceira. Além disso, o público infantil também apresenta sintomas semelhantes aos que são observados nos adultos.

Para confirmar o diagnóstico da dengue em uma pessoa, além da avaliação dos sintomas apresentados, é necessária a realização de exames laboratoriais. No entanto, ao notar a manifestação de qualquer um dos sintomas, é recomendado que o munícipe procure um médico.

Até o momento, só existe uma vacina contra dengue registrada na Anvisa, que esta disponível na rede privada. Ela é usada em 3 doses no intervalo de 1 ano e só deve ser aplicada, segundo o fabricante, a OMS e a ANVISA, em pessoas que já tiveram pelo menos uma infecção por dengue.

Denúncias

A principal forma de se prevenir contra a dengue é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, que é o responsável por transmitir o vírus. Eliminar o criadouro é fácil e pode ser feito em pouco tempo, adotando ações simples do cotidiano.

Algumas das ações recomendadas são a eliminação de água armazenada, que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito, como por exemplo em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafa.

Portanto, em Sorocaba, os moradores que flagrarem o descarte indevido de materiais ou outros fatores que podem contribuir com a proliferação do mosquito, podem realizar denuncias através dos telefones gratuitos: 0800 770 1195 (ligação gratuita) e 3224-5800, bem como o e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br .

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo