SorocabaSaúde

Motolâncias: Sorocaba começa a realizar atendimentos urgentes com 2 unidades na saúde

O setor de saúde de Sorocaba ganhou um novo reforço. Trata-se de duas motolâncias zero-quilômetro Modelo Yamaha XTZ250 Lander, para serviço do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), na prestação de socorro de forma ainda mais ágil para a população da cidade.

Os veículos possibilitam a chegada até os locais das ocorrências de forma mais rápida em relaçã às ambulâncias. Mesmo que as motocicletas não transportem pacientes, sua agilidade contribui para a assistência pré-hospitalar, em um curto espaço de tempo, e é extremamente relevante, inclusive, em eventos de grande público.

As equipes que conduzem as motolâncias estão preparadas para atender casos clínicos traumáticos, obstétricos e psiquiátricos. O socorro de maneira mais rápida ao paciente com insuficiência respiratória grave ou ao que precisa de medicação em casos, por exemplo, de infarto, pode ser atribuído ao motosocorrista.

Esses profissionais também contribuem com o atendimento diário do Samu, abrindo caminho para as ambulâncias no trânsito, mesmo não sendo essa sua principal função. Os equipamentos foram adquiridos em Sorocaba por meio de emenda parlamentar.

+DIA DO DESAFIO: Veja programação de quarta-feira (29) em Sorocaba

Qual a vantagem de se ter motolâncias?

Uma das vantagens de se ter motolâncias auxiliando o atendimento do Samu, é por conta da agilidade no trânsito. Geralmente o motociclista costuma ter maior agilidade no trânsito em comparação com veículos maiores, como uma ambulância normal, por exemplo.

Com isso, horas de engarrafamento podem virar poucos minutos e o tempo melhor gasto no atendimento para quem realmente precisa.

Outro fator interessante também é o custo de combustível, já que as motocicletas são bastante econômicas se comparadas aos carros, e dependendo do modelo, pode chegar a fazer de 30 a 40 km por litro, podendo rodar muito mais com um valor inferior ao abastecimento de um veículo comum.

A manutenção também é outro fator que chama atenção, isso porque as motos possuem custos mais baixos com reparos e manutenções.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo