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Sorocabanos que recebem BPC terão creditado novo valor

Com o aumento do salário mínimo haverá também um aumento no benefício

Os sorocabanos que recebem o BPC (Benefício de Assistência Continuada) têm uma ótima notícia a partir do mês de janeiro.

Essa iniciativa de auxílio é voltada para indivíduos com deficiência, bem como idosos com baixa renda que não têm meios para o sustento de si mesmos.

O propósito é assegurar um valor equivalente a um salário mínimo todos os meses a fim de proporcionar as mínimas condições de bem-estar e dignidade.

Reajuste do valor do BPC para sorocabanos em 2024

Antes de tudo, é primordial salientar que o salário mínimo que está estabelecido em 2024 é R$ 1.412.

Sendo assim, uma vez que o valor do Benefício de Prestação Continuada é equiparado ao salário mínimo em vigor, este também será o montante do benefício para o presente ano.

Adicionalmente, é crucial observar pontos complementares:

  • O cálculo da renda familiar per capita é realizado pela divisão da renda total da família pelo número de membros. Caso o resultado seja menos que R$ 706, o solicitante poderá ter direito ao benefício;
  • O BPC é uma forma de auxílio assistencial, não requerendo contribuições prévias à Previdência Social. Indivíduos que nunca contribuíram podem ser considerados elegíveis;
  • A concessão está sujeita a avaliações realizadas pelo INSS, incluindo análises médicas para indivíduos com deficiência;
  • A legislação e os critérios para a concessão podem ser atualizados; portanto, é aconselhável verificar as informações mais recentes junto aos órgãos responsáveis.

Como efetuar a solicitação?

O pedido para o BPC pode ser realizado junto ao INSS, entidade responsável pela administração e concessão do benefício no Brasil.

Sorocabanos que recebem BPC terão creditado novo valor
Com o aumento do salário mínimo haverá também um aumento no benefício – Imagem: Divulgação

A seguir, são apresentados os passos principais:

  • Coleta de documentação – Antes de iniciar o processo, é imprescindível reunir toda a documentação necessária. Os documentos exigidos variam conforme a condição de elegibilidade (idade avançada ou deficiência), incluindo identidade, comprovantes de residência, além de laudos no caso de deficiência;
  • Agendamento – O próximo passo consiste em agendar o atendimento no número 135;
  • Atendimento – Compareça à agência do INSS na data e horário agendados, levando consigo toda a documentação necessária, incluindo comprovantes de renda, laudos, exames, bem como outros documentos solicitados;
  • Avaliação (se necessário) – Em situações relacionadas à condição de deficiência, o órgão pode conduzir uma avaliação médica para confirmar a incapacidade.
  • Acompanhamento do Pedido: Após o atendimento, o solicitante pode monitorar o andamento do pedido pelo telefone 135 ou no site oficial.

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