
BANCOS se JUNTAM, DECIDEM e PRONTO! Pessoas com RG 1 a 0 podem efetuar empréstimo com FGTS hoje (22)
Saiba como usar o Fundo de Garantia para conseguir um limite de crédito
Muitas pessoas ainda não sabem como, mas é possível assinar um contrato de empréstimo com FGTS sem burocracia e em poucos passos.
Assim, é possível receber um valor mínimo de R$ 2.000 até quantias maiores. O processo de inscrição e solicitação não tem tanta burocracia, como se imagina e há instituições sérias que prestam o serviço.
Empréstimo com FGTS: o que é?
O empréstimo com FGTS referencia-se a uma maneira de permitir que trabalhadores recebam parte dos saldos retidos antecipadamente na conta. Portanto, é somente outra forma de resgate do saque-aniversário.
Assim, o trabalhador deve ter feito a adesão dessa opção antes de tudo. Isso porque a liberação não é automática. Apenas quem está cadastrado pode recebê-lo.
Afinal, isso, como todos sabem, impede a retirada do dinheiro em casos de demissões sem justa causa, ou seja, sacar o Fundo de Garantia mais a multa rescisória posteriormente.
Como obter a modalidade de crédito?
Para obter o empréstimo com FGTS em mãos, existem certos critérios para se cumprir. Tal como a retirada do saque-aniversário, o pagamento adiantado como forma de empréstimo deve ser requerido pelo trabalhador, como citado acima. Para isso, ele deve usar uma das opções a seguir:
- App ou site do FGTS;
- Internet banking da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil.
Atualmente, muitas empresas oferecem esse tipo de serviço. Contudo, se o cidadão deseja contratar o crédito sem risco de fraudes e de maiores problemas, basta acionar o Banco do Brasil e a CEF, que são instituições credenciadas e idôneas.
Após a solicitação do empréstimo com FGTS, a proposta do crédito precisa da assinada digital ainda. Mas, nesses casos, deve-se observar que mesmo assim não há garantia de liberação. Depende de todos os requisitos cumpridos.
Quais são os critérios de liberação do empréstimo ao FGTS?
Os trabalhadores que pretendem utilizar o empréstimo com a base no Fundo de Garantia precisam atender a requisitos, como:
- Ter feito a adesão à opção de saque-aniversário;
- Ter acima de 18 anos;
- Ter uma conta na CEF ou mesmo no Banco do Brasil, pois essas são as organizações mais populares que permitem um adiantamento seguro;
- Não ter outro empréstimo.
Lembrando que o valor mínimo para liberação (com saque máximo de três anos) é de R$ 2.000. Ao assinar o contrato de empréstimo com FGTS, a exigência é de uma expectativa de três anos, no máximo. Portanto, a taxa de juros incide sobre esse tempo e o valor. Contudo, são há com o que se preocupar, pois o percentual é baixo, especialmente se comparado às taxas comumente praticadas no mercado.