Uma programação especial será realizada para celebrar o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba (22 de março), com diferentes atividades de Educação Ambiental gratuitas, para todas as idades.
De acordo com a prefeitura, as ações tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da água para a vida, seu uso consciente, qualidade das águas do Rio Sorocaba e a conservação dos mananciais.
A programação conta ainda com visitas monitoradas, plantios, doação de mudas, exposição, ações educativas em escolas, entre outras atividades.
Rio Sorocaba
Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o Rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do Rio Tietê. Possui 180 quilômetros de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural.
Além disso, é o mais importante manancial da região, sendo que 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.
Ele é formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, a Represa de Itupararanga. O Rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para promover a consciência em todo o mundo sobre a importância deste recurso natural para a promoção da vida saudável no planeta.
Em Sorocaba, o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba foram instituídos pela Lei Municipal nº 8.812, de 15 de julho de 2009.
Programação
A programação alusiva teve início no dia 5 de março, com os programas “Água Viva” e “Revivágua”, do Saae/Sorocaba. A autarquia recepcionou cerca de 30 crianças e adolescentes da Pastoral do Menor do Cajuru, intermediada pela parceria com o Projeto OMI Consórcio.
No programa “Água Viva”, as escolas conhecem como opera a ETA Cerrado e como a água tratada chega até os usuários. “O objetivo é sempre propiciar uma reflexão a respeito da condição dos recursos hídricos e ambientais e da necessidade de sua preservação”, explica a coordenadora da equipe de Educação Ambiental do Saae, Gláucia Cristini Franco.
O “Revivágua” oferece visita monitorada à maior Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, a ETE-S1. Os participantes conhecem todo o processo de tratamento recebido pelo esgoto gerado em Sorocaba, além daquele de despoluição do Rio Sorocaba. O tratamento dos efluentes é considerado fator fundamental na preservação da natureza, bem como o incentivo às práticas diárias individuais e comunitárias, frente às questões ambientais.
No sábado (9), a Sema e o Saae/Sorocaba realizaram a tradicional Caminhada Ecológica, entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté. A ação de Educação Ambiental contou com a participação de representantes da empresa Solenis LLC e reuniu um público aproximado de 35 pessoas, entre servidores da Sema e do Saae/Sorocaba, bem como jovens voluntários, crianças, pais e responsáveis.
O intuito foi sensibilizar crianças, jovens e adultos a não descartar lixo nas ruas, como forma de contribuir para a conservação do meio ambiente, além de assegurar o respeito com a natureza e o Rio Sorocaba. Junto com a caminhada, as equipes fizeram a limpeza ao longo do trajeto, em uma extensão de cerca de 1.200 metros do manancial.
Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas através do telefone: (15) 3238-2280 ou pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br. Confira, abaixo, a programação comemorativa durante todo o mês de março:
14 de março
Programa “Água Viva”, com alunos do curso de Eletrônica do IFSP Sorocaba
Horário: 10h
Local: ETA Cerrado (Avenida General Carneiro, 2001 – Vila Lucy)
15 de março
Programa “Água Viva”, com alunos do Colégio Pleno
Horário: 14h
Local: ETA Cerrado (Avenida General Carneiro, 2001 – Vila Lucy)
15 de março
Programa “Revivágua”, com alunos de Química da Etec “Prof. Rubens de Faria e Souza”
Horário: 9h
Local: ETE-S1 (Avenida Quinze de Agosto, 6714-6716 – Vila Mineirão)
16 de março
Exposição e distribuição de mudas de árvores e redutores de vazão no Centro de Educação Ambiental (CEA) do Rio Sorocaba
Horário: 9h às 12h
Local: Parque das Águas (Rua Joaquim Ferreira Barbosa, altura do número 1.400)
18 de março
Plantio de 100 mudas de árvores com Rotary Club Sorocaba
Horário: 9h às 11h
Local: Rua Trajano Ataíde – Jardim São Marcos
18 de março
Programa “Água Viva”, com alunos do Colégio Pleno
Horário: 9h
Local: ETA Cerrado (Avenida General Carneiro, 2001 – Vila Lucy)
19 de março
Programa “Água Viva”, com o CRAs Vitória Régia e A Pastoral do Menor do Habiteto
Horário: 8h às 11h
Locais: ETA Cerrado (Avenida General Carneiro, 2001 – Vila Lucy)
20 de março
Sema e Saae vão à Feira Livre da Vila Santana
Horário: 8h30 às 10h30
Local: Feira Livre da Vila Santana
20 de março
Projeto “Rio vai à Escola”
Horário: 13h às 16h
Local: CEI-25 “Jorge Frederico Scherepel”
22 de março
Plantio de 100 mudas de árvores, com alunos do Centro Universitário Facens
Horário: 8h às 10h30
Local: RDC Vitória Régia (Rua Orsélio Pereira com a Rua José Martinez Perez)
22 de março
Programa “Água Viva”, com alunos do Colégio Santa Escolástica
Horário: 9h
Local: ETA Cerrado (Avenida General Carneiro, 2001 – Vila Lucy)
23 de março
Programa “Água Viva”, com alunos do curso técnico de Química da OSE
Horário: 9h
Local: ETA Cerrado (Avenida General Carneiro, 2001 – Vila Lucy)
23 de março
Exposição de animais taxidermizados e doação de mudas
Horário: 9h às 12h
Local: Parque das Águas – Jardim Abaeté
25 de março
Programa “Água Viva”, com alunos do Colégio Santa Escolástica
Horário: 9h
Local: ETA Cerrado (Avenida General Carneiro, 2001 – Vila Lucy)