NotíciasSorocaba

Cursos sobre INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL e computação tem inscrições abertas a partir desta segunda (15)

Os moradores do estado de São Paulo que desejam trabalhar em TI terão a chance de participar do Qualifica SP – Novo Emprego, sobre computação em nuvem e inteligência artificial.

Em parceria com o Google Cloud, o braço de computação em nuvem do Google, o programa, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), abre inscrições nesta segunda-feira (15) para 5,5 mil cursos gratuitos sobre computação em nuvem e inteligência artificial.

Computação em nuvem e inteligência artificial

Os estudantes serão convidados a participar da “Job Fair – Feira de Oportunidades” em novembro após a conclusão dos cursos e cumprimento dos requisitos.

De acordo com dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o país precisará de mais de 500 mil empregos adicionais para este setor até 2025.

A iniciativa SDE, em parceria com o Google Cloud e a Fundação Apoio à Tecnologia (FAT), pretende capacitar mais de 5 mil profissionais em dois cursos on-line de um mês e meio.

Até 5 de agosto, os candidatos devem se inscrever online em www.qualificasp.sp.gov.br. Os cidadãos do estado de São Paulo maiores de 18 anos podem participar.

Após a conclusão da inscrição, os candidatos devem passar por testes classificatórios. A convocação será enviada por e-mail. Uma nova oferta com mais 2,5 mil vagas está prevista para agosto.

Cursos

O curso “Fundamentos de Computação em Nuvem – Google Cloud” é o primeiro. Com 3 mil vagas, oferece uma compreensão abrangente dos conceitos de fundamentos da nuvem, big data e aprendizado de máquina aos alunos com pouco ou nenhum conhecimento em computação em nuvem.

É composto por quatro módulos, com um total de 64 horas de instrução, que são divididas em 56 horas de conteúdo programático e oito horas de habilidades socioemocionais.

O curso “Inteligência Artificial – Google Cloud” tem 2,5 mil vagas. Em três módulos, os conceitos de inteligência artificial generativa são apresentados, desde os fundamentos de grandes modelos de linguagem até os princípios de responsabilidade.

O curso tem cinquenta horas, sendo trinta horas de conteúdo programático, doze horas de instrução e oito horas de habilidades socioemocionais.

Após cada módulo do curso, uma avaliação será realizada para obter o “selo de habilidades” do Google Cloud. Este é um reconhecimento da empresa de que a pessoa possui conhecimento em uma habilidade específica.

O Job Fair – Feira de Oportunidades, um evento virtual promovido pelo Google Cloud e empresas parceiras em novembro, será aberto aos estudantes que obtiverem os selos necessários e tiverem uma presença de 75% ou mais nas aulas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo