NotíciasGeralSorocaba

Placa de resina é colocada no monumento do fundador de Sorocaba após furto

Outros monumentos ainda não serão repostos

A praça central de Sorocaba, há um tempo, ganhou um monumento em honra a Baltazar Fernandez, o visionário responsável pela criação da cidade. Ele se situa na área adjacente ao Mosteiro de São Bento.

A homenagem ao fundador sofreu uma modificação significativa em sua estrutura. A composição original, feita de metal tradicionalmente utilizado, foi alvo de ato criminoso: um furto.

Contudo, em resposta, a peça foi substituída por um componente fabricado com resina sintética.

Nova peça colocada no monumento em homenagem ao fundador de Sorocaba

Para garantir sua fixação adequada, a nova inclusão foi ancorada através de um par de parafusos. Em contrapartida, o monumento ainda preserva uma insígnia feita de metal, exibindo o emblema distintivo de Sorocaba.

Este novo adereço está presente na construção há aproximadamente sessenta dias. A peça, à primeira vista assemelhando-se a um material metálico, ostenta a inscrição “Capitão Baltazar Fernandez, o pioneiro de Sorocaba”, bem como o marco temporal da fundação do município, que remonta ao ano de 1654.

Conforme esclarecimento da administração municipal, a opção por uma placa artesanalmente produzida com resina ocorreu devido às vantagens estéticas oferecidas por esse material mais contemporâneo.

Além disso, ele se harmoniza melhor com o cenário, além de não despertar interesse para atividades comerciais ilícitas.

A alternativa serve de estratégia preventiva para inibir futuros episódios de roubo, complementando, evidentemente, as várias medidas de proteção já implementadas e intensificadas.

Placa de resina será colocada no monumento do fundador de Sorocaba após furto
Outros monumentos ainda não serão repostos – Imagem: Marcel Scinocca

Outras obras não foram substituídas

Não obstante a inclusão do componente resinado, ainda existem lacunas em outros dois monumentos que compõem o memorial em homenagem ao fundador de Sorocaba.

Contudo, a escassez de reposição de partes perdidas por meio de furtos não se limita apenas a esta obra feita para o fundador do município.

Como ilustração, na Rua Barão do Rio Branco, estão ausentes pelo menos duas peças importantes na obra artística dedicada a Brigadeiro Tobias. Essa carência já se perpetua por um período de aproximadamente vinte e quatro meses.

Prosseguindo com as constatações na região central, na Praça Coronel Fernando Prestes, o busto comemorativo a Doutor Braguinha permanece desprovido de sua placa distintiva, que foi subtraída no mês de setembro passado.

A gestão municipal informou que todas as peças necessárias para restabelecer as obras estão em fase de fabricação. Assim, em virtude de serem itens de caráter artesanal e customizados, a elaboração e finalização requerem um período considerável de tempo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo