Em uma iniciativa inédita que atenderá às demandas dessa categoria, o Governo Federal, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, está avaliando a possibilidade de criação da linha de crédito especial para motorista de aplicativo.
A medida visa a facilitação do acesso a financiamentos relacionados à compra de carros novos ou às manutenções e reparos necessários nos veículos usados.
Proposta que beneficiará motorista de aplicativo foi apresentada junto com a regulamentação da PL
A proposta, pensada em benefício do motorista de aplicativo, foi divulgada na cerimônia para assinatura do PL (Projeto de Lei) que regulamenta os trabalhos no setor, focando nos veículos de quatro rodas.
O presidente Lula, na ocasião, destacou o quão importante é oferecer condições melhores de trabalho para tal categoria profissional. Afinal, o ser “motorista de aplicativo” vem crescendo nos últimos anos de forma exponencial.
Objetivo da linha de crédito especial
Entre os principais objetivos da linha de crédito especial para motorista de aplicativo, estão:
- Facilitação da aquisição de carros novos, permitindo que seja oferecido um serviço mais confortável e seguro aos clientes;
- Facilitação nos reparos e manutenções que o motorista de aplicativo tem que fazer em seu carro usado, garantindo a confiabilidade e segurança dos veículos;
- Redução da idade média das frotas utilizadas nos aplicativos, contribuindo com a segurança no trânsito e diminuição da emissão dos poluentes.
Funcionamento do crédito para motorista de aplicativo
O Governo Federal ainda definirá todos os detalhes dessa nova linha de crédito especial, como, por exemplo, os critérios da elegibilidade, o valor do financiamento, assim como as taxas dos juros.
Contudo, a expectativa é que esse crédito seja oferecido por instituições bancárias públicas e privadas, contando com a parceria das plataformas dos aplicativos.
O motorista de aplicativo interessado na obtenção do financiamento deverá apresentar as documentações comprobatórias da capacidade do pagamento e da renda.
Outras medidas que beneficiarão o motorista de aplicativo
O Projeto de Lei que regulamenta o trabalho do motorista de aplicativo prevê também:
- A criação do piso salarial a cada hora trabalhada;
- O reembolso dos custos operacionais;
- A garantia do acesso à seguridade social.
O Governo Federal também está cogitando a possibilidade de adotar outras medidas que beneficiarão a categoria, como:
- Criação do programa para qualificação profissional;
- Implementação das políticas públicas que promovam mais segurança no trânsito.
A criação da nova linha de crédito específica é mais uma iniciativa do Governo Federal que tem por objetivo atender às demandas de tão importante categoria profissional.
A medida certamente trará vários benefícios para os motoristas, assim como para os passageiros e também para a sociedade como um todo.