NotíciasSorocaba

Córrego de bairro em Sorocaba passa por LIMPEZA desde segunda (6); VEJA ONDE FICA

O córrego Lavapés, no trecho junto à Avenida Carlos Sonetti, no Jardim Prestes de Barros em Sorocaba, está passando por um processo de limpeza na cidade.

A divulgação do serviço foi feita nesta quarta-feira (8) pela prefeitura.

Segundo a prefeitura de Sorocaba, os trabalhos tiveram início na segunda-feira (6) por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

A previsão da autarquia é que sejam concluídos até o fim de maio.

Limpeza no córrego

A intervenção ocorre periodicamente, ao longo de aproximadamente 1.100 metros de extensão, com o objetivo de manter o córrego em plenas condições de funcionamento e preparado para suportar os períodos de chuvas.

O serviço, que é executado com a utilização de uma escavadeira hidráulica, consiste na retirada dos sedimentos que ficam depositados no leito do córrego.

O material, contendo resíduos de todo tipo, é removido e transportado em caminhões para aterro apropriado.

O córrego Lavapés foi canalizado em toda a sua extensão urbana, no início dos anos 2000, desde o Jardim Rosária Alcoléa até o Rio Sorocaba, totalizando 3.400 metros e, ainda, teve suas margens urbanizadas.

O “Lavapés” corta a Rodovia Raposo Tavares (SP-270), passa pela região do Parque Zoológico “Quinzinho de Barros” e da Vila Hortência, até desaguar no Rio Sorocaba.

Além do Lavapés, a autarquia segue programação de manutenção que engloba todas as bacias de contenção e córregos do município.

Desde 2021 até os dias atuais, o Saae/Sorocaba já executou os serviços preventivos, por exemplo, em córregos dos bairros Brigadeiro Tobias, Jardim Brasilândia, Jardim Leocádia, Jardim Paulistano, Jardim Piratininga, Mineirão, Vila Barão e Vila Mathilde, além das Bacias de Contenção do Abaeté, Campolim, Norcross e Rua Panamá (Barcelona), bem como as duas bacias do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) da Água Vermelha.

Sobre o SAAE

Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) foi criado pela Lei número 1.390, de 31/12/65, como entidade autárquica municipal, com personalidade jurídica própria, sede e foro na cidade de Sorocaba, dispondo de autonomia financeira e administrativa dentro dos limites estabelecidos pela referida Lei.

Além da represa de Itupararanga, a distribuição de água tratada em Sorocaba conta também com o manancial da represa do córrego Ipaneminha, localizada na região sul da cidade. Ao contrário de Itupararanga, de onde a água vem para a ETA por gravidade, em Ipaneminha o Saae mantém uma estação elevatória, para permitir que a água chegue até a unidade de tratamento.

A Estação de Tratamento de Água do Cerrado (ETA 1) trata atualmente 2.200 litros de água por segundo, e atende a maior parte da cidade.

O Saae também realiza a captação de água no bairro do Éden, onde existe outra Estação de Tratamento (ETA 2). Essa unidade entrou em funcionamento no início de 1982, recebendo águas represadas do ribeirão Pirajibu-Mirim e córrego dos Ferraz, que nasce nas imediações de Inhaíba.

É uma estação de tratamento do tipo mista – compacta e convencional – com capacidade para fornecer 200 litros de água tratada por segundo. Para proporcionar melhores condições de reservação ao sistema distribuidor do Éden, o Saae construiu uma nova barragem no leito do referido córrego.

Sorocaba mantém, hoje, em pleno funcionamento, 23 poços semi-artesianos, localizados nos bairros mais distantes e que totalizam uma vazão de 403.200 litros por hora ou 112 litros por segundo. Esses poços têm água analisada diariamente, para garantir o padrão de qualidade do líquido quanto às condições físico-químicas e bacteriológicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo