NotíciasSaúdeSorocaba

Campanha de VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE é prorrogada até 30 de julho

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), aderiu à recomendação do Governo do Estado de São Paulo e prorrogou a campanha de vacinação contra a poliomielite.

Dessa maneira, a campanha foi prorrogada para crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (os menores de 5 anos) até o dia 30 de junho.

De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura de Sorocaba, com o fim das unidades sentinelas que atendiam exclusivamente a pacientes com sintomas da dengue, a aplicação será realizada nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme os horários de cada posto.

A recomendação dessa prorrogação foi feita pelo Governo do Estado de São Paulo devido à importância dessa imunização nas crianças.

Campanha de Vacinação

Ainda de acordo com a prefeitura, as crianças de 2 meses a 1 ano receberão a vacina VIP (seletiva) e a VOP (indiscriminada).

A SES enfatiza que é essencial que toda a população-alvo visite as UBSs com a Carteira de Vacinação e um documento de identificação com foto.

O que é poliomielite?

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino chamado poliovírus.

Esse vírus pode se espalhar entre crianças e adultos por contato direto com as fezes ou secreções da boca de pessoas infectadas, o que pode causar paralisia ou não.

Os membros inferiores são os mais afetados em casos graves de paralisia muscular.

Febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite são os sintomas mais comuns.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo