A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica está com inscrições abertas para sua 27ª edição. A participação é gratuita e voltada para estudantes dos níveis fundamental e médio de todo o país.
As escolas que não estão cadastradas mas têm interesse em participar ou com a inscrição inativa, precisam criar uma conta no site. O prazo final é até o dia 1º de maio deste ano.
+Sorocaba promove ação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher celebrado neste dia 8
A prova é aplicada de uma única vez, e a olimpíada é dividida em quatro níveis. O nível 1 é aplicado em estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental. O nível 2, é do 4º ao 5º ano. O nível 3, do 6º ao 9º ano. Já o nível 4, é destinada ao ensino médio. O exame presencial acontece no dia 17 de maio. A prova tem dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica.
Os melhores classificados no nível 4 são convidados para participar de seletivas que determinam os alunos que representarão o Brasil nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).
Olimpíadas anteriores
Os estudantes que desejam se preparar, podem utilizar as provas anteriores para estudar. No site oficial da OBA também existem questões e gabaritos de todas as edições. Além dessa facilidade, o embaixador da olimpíada, o professor Ivys Urquiza, oferecerá uma playlist especial no canal Física Total, no Youtube, com a resolução de diversos exames da OBA.
Veja mais notícias de Sorocaba
Apoiadores e organizadores
A Olimpíada de Astronomia é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), e conta com o apio da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e por deputados federais, incluindo o ex-prefeito de Sorocaba Vitor Lippi, Tabata Amaral, Janones e o senador Marcos Pontes e pela UERJ. Além deles, o evento é patrocinado pela Universidade Paulista (UNIP), pelo Centro Universitário Facens e pela BTG Pactual.