Sorocaba tem horário de atendimento estendido nas UBSs para cumprimento do calendário municipal de vacinação
Todos os imunizantes estão disponíveis nas unidades de saúde
Nesta semana, que vai do dia 15 ao dia 19 de janeiro, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) receberão os sorocabanos que queiram colocar em dia o calendário municipal de vacinação.
Serão oferecidos todos os imunizantes disponíveis, exceto da varicela, pois envio está dependendo do Ministério da Saúde.
Imunizante Pfizer Bivalente está disponível dentro do calendário municipal de vacinação
O imunizante Pfizer Bivalente, em sua primeira aplicação, está disponível para os indivíduos acima de 18 anos.
O grupo-alvo abrangido por essa vacina inclui ainda gestantes, profissionais do setor de saúde, puérperas, sorocabanos acima de 12 anos nas ILPs (Instituições de Longa Permanência) – como asilos e abrigos -, bem como quem trabalha nessas instituições.
Indivíduos imunocomprometidos (transplantados, pacientes oncológicos, com HIV, etc.), também têm a contemplação da vacina. Além desses, tem os quilombolas, indígenas e integrantes das comunidades ribeirinhas.
Ademais, dentro do calendário municipal de vacinação tem a segunda dose da Bivalente, administrada em quem tem mais de 60 anos e nos imunocomprometidos.
Condicionantes
Para receber a imunização com a Pfizer Bivalente, os sorocabanos que integram os grupos citados acima, devem ter completado duas doses, no mínimo, de qualquer vacina contra a Covid-19, respeitando um intervalo de quatro meses desde a última dose recebida.
A segunda dose requer o intervalo mínimo de seis meses depois da aplicação da primeira dose da vacina da Pfizer Bivalente.
Embora as outras campanhas para completar o calendário municipal de vacinação coincidam com aplicações contra a Covid-19, consegue-se administrar os imunizantes simultaneamente.
Entre a disponibilidade está:
- Influenza (gripe);
- Covid-19;
- Meningocócica C;
- Todas as outras presentes no calendário municipal de vacinação.
Alguns documentos são necessários para completar o calendário municipal de vacinação
Para administrar as vacinas, deve-se, obrigatoriamente, apresentar RG, CPF e o comprovante da vacinação da dose recebida anteriormente.
No caso das crianças com alguma comorbidade ou quem tem alto grau de imunossupressão, é preciso apresentar também o laudo médico.
Durante a imunização, crianças devem ter o acompanhamento dos pais ou dos responsáveis, portando carteira de vacinação, identidade, CPF e Cartão do SUS.
Em caso de comorbidade ou deficiência também é preciso apresentar o comprovante da condição de risco.
Para que a população seja plenamente atendida, o horário de funcionamento é de 8h àté 18h nas 19 UBSs espalhadas por Sorocaba.
Estas incluem Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Carandá, Éden, Cerrado, Fiori, Haro, Habiteto, Hortência, Lopes de Oliveira, Laranjeiras, Márcia Mendes, Mineirão, São Bento, Nova Sorocaba, São Guilherme, Sorocaba 1, Vitória Régia e Simus.
As demais UBSs mantêm seu horário regular, que é de 8h até 16h.