NotíciasSaúde

Campanha de VACINAÇÃO contra GRIPE INFLUENZA termina domingo (14)

A campanha de vacinação contra influenza oferecida pelo Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) encerra no próximo domingo (14).

Para se proteger, basta ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de você.

A vacina é administrada a toda a população acima dos seis meses de idade, pois é considerada o método de prevenção da gripe mais eficaz.

Vacinação contra influenza

Aqueles que receberam a vacina no ano passado devem recebê-la novamente, pois o vírus muda, o que significa que é necessário tomar a vacina todos os anos.

Vale ressaltar que os compostos aplicados nas doses ajudam a combater as cepas atuais. Até 4 de julho, 9.157.311 doses foram distribuídas pela SES em 645 municípios paulistas.

Devido às temperaturas baixas e ao clima seco, os casos de doenças respiratórias como gripe, rinite e sinusite aumentam no inverno. As doenças em crianças e idosos podem ser ainda mais graves devido ao sistema imunológico mais frágil, o que pode resultar em complicações adicionais, internações e até mesmo óbito.

Sintomas

Febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, problemas olfativos ou gustativos podem aparecer como sintomas.

Em crianças menores de dois anos, sintomas como tosse, coriza e obstrução nasal são comuns. Após uma semana, a maioria dos sinais costuma melhorar, e a febre dura de dois a três dias após o início da doença.

O cansaço, a tosse e outras condições médicas podem permanecer por algumas semanas.

O vírus da gripe é transmitido por adultos infectados até um dia antes do início dos sintomas e até três dias após o final da febre. Os indivíduos com sistema imunológico fraco e crianças podem transmitir o vírus por mais tempo.

Além de manter a carteira de vacinas atualizada, é essencial seguir alguns padrões, como:

  • Lavar as mãos e outros objetos com frequência;
  • Mantenha o local arejado;
  • Mantenha-se hidratado tomando bastante água;
  • Manter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes;
  • Fortalecer a imunidade;
  • Manter a casa livre de poeira e mofos;
  • Se necessário, acrescente vitaminas e minerais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo