O ciclo de repasses do Bolsa Família teve início na última sexta-feira (15). Dessa forma, por diversos fatores, muitos beneficiários não receberam os valores.
Assim, faz-se necessário uma consulta dos dados atualizados do benefício para verificar datas e valores, bem como outros detalhes acerca de possíveis suspensões e bloqueios.
Como efetuar a consulta do Bolsa Família?
Os beneficiários inscritos no Bolsa Família podem consultar os pagamentos através do aplicativo oficial, disponível para download nos sistemas Android e iOS.
A CEF (Caixa Econômica Federal) é o agente financeiro do benefício, que disponibiliza também mais canais para a consulta e o atendimento.
Então, é possível ter o acesso a essas mesmas informações através do aplicativo Caixa Tem, que está disponível também para o sistema Android e iOS.
Em se tratando dessas duas plataformas, é necessário fazer o acesso através do login e senha, utilizando a numeração do CPF do titular do benefício.
Outra opção é acessar pelo Portal Cidadão da Caixa Econômica, que ficará disponível no site da instituição bancária, vinculada ao Governo Federal.
Para entrar, bem como usufruir dos dados, é preciso utilizar o CPF e a senha do aplicativo do Bolsa Família. Posteriormente, selecionar o benefício no menu.
Os brasileiros que não possuem acesso à internet devem ligar para o número 121, da central de atendimento do Ministério da Cidadania. Esse serviço está disponível 24 horas todos os dias da semana, pois é um atendimento digital.
Quem prefere o atendimento presencial, é só consultar as informações em uma das unidades do CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) da cidade de residência.
Contudo, devemos ressaltar que é preciso apresentar o NIS (Número de Inscrição Social), tal como os documentos pessoais.
Calendário de pagamentos do mês de março do Bolsa Família
Em março, os beneficiários que residem nas cidades que foram atendidas pela antecipação dos repasses de fevereiro, receberam a parcela antes dos demais também.
Lembrando que essas regiões são as declaradas em estado de calamidade pública devido às chuvas intensas que assolaram determinadas cidades no Brasil.
A listagem completa dos contemplados pela antecipação está disponível no site oficial do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).
Para tais brasileiros, os pagamentos serão liberados dentro do esquema da antecipação, que aconteceu no primeiro dia do repasse do programa, ou seja, no dia 15 de março.
Para os demais beneficiários, os pagamentos serão efetuados dentro do mesmo esquema que é praticado em todos os meses.
Nesse sentido, os cidadãos se dividirão em grupos variados, baseando-se no número final do NIS (Número de Inscrição Social).
A Caixa Econômica escalonou os repasses ao longo do mês para atender os cidadãos, sendo que essa definição ficará em:
- Se o NIS tiver terminado em 1: Pagamento será feito no dia 15 de março de 2024;
- Se o NIS tiver terminado em 2: Pagamento será feito no dia 18 de março de 2024;
- Caso o NIS tiver terminado em 3: Pagamento será feito no dia 19 de março de 2024;
- Caso o NIS tiver terminado em 4: Pagamento será feito no dia 20 de março de 2024;
- Se o NIS tiver terminado em 5: Pagamento será feito no dia 21 de março de 2024;
- Se o NIS tiver terminado em 6: Pagamento será feito no dia 22 de março de 2024;
- Caso o NIS tiver terminado em 7: Pagamento será feito no dia 25 de março de 2024;
- Caso o NIS tiver terminado em 8: Pagamento será feito no dia 26 de março de 2024;
- Se o NIS tiver terminado em 9: Pagamento será feito no dia 27 de março de 2024;
- Se o NIS tiver terminado em 0: Pagamento será feito no dia 28 de março de 2024.
Frisando que o Bolsa Família visa atender os núcleos familiares que são socialmente vulneráveis e residem no Brasil. Atualmente, são cerca de 56 milhões de brasileiros inscritos, assim como beneficiados pelo programa social.