CulturaSorocaba

ZOOLÓGICO: VISITAS NOTURNAS tem prazo de INSCRIÇÃO até esta segunda (29)

Pessoas interessadas poderão se inscrever até as 23h59 desta segunda (29)

O Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, de Sorocaba, está com inscrições abertas até esta segunda-feira (29) para as visitas noturnas monitoradas do mês de maio e junho.

Acompanhados por técnicos do zoológico, a programação apresentará aos participantes a biodiversidade de espécies existentes no recinto, que são especialmente adaptadas para a vida noturna.

Além disso, as visitas, que terão duração de 2h30, contarão com a oportunidade de conhecer o Museu de Zoologia do local, observando aspectos da biologia e da conservação dos animais que possuem uma rotina diferenciada.

As atividades serão realizadas duas vezes por mês, sempre às quartas-feiras, às 19h, nos dias 15 e 29 de maio, e 12 e 26 de junho. Os interessados em participar podem se inscrever pelo site.

Crianças a partir de sete anos e adolescentes de até 17 anos precisam estar acompanhados de uma pessoa maior de 18 anos.

São 30 vagas disponíveis a cada visita e as inscrições podem ser feitas por maiores de idade, em três diferentes categorias: inscrição individual para uma pessoa; com acompanhante para duas pessoas; e inscrição familiar, com vagas para grupos de até quatro pessoas.

Sorteio para a visita no Zoológico

Caso o número de inscrições ultrapasse o número de vagas, será realizado um sorteio no dia 2 de maio, às 10h, no Parque da Biquinha, localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Vergueiro. O sorteio será aberto ao público, porém, a presença dos inscritos não é obrigatória.

Os sorteados serão contatados, exclusivamente por e-mail, no dia 3 de maio, devendo confirmar sua participação até as 23h59 do dia 7 de maio, também por e-mail.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo e-mail: eazoologicosorocaba@gmail.com.

+BOA NOTÍCIA! Mais de 500 FAMÍLIAS recebem títulos de propriedade de seus imóveis

O Zoológico

Inaugurado em 20 de outubro de 1968, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros é destaque entre os zoológicos brasileiros, classificado pelo IBAMA na “Categoria A”.

O Zoo de Sorocaba é referência em toda América Latina, principalmente nas áreas de pesquisa, educação ambiental, lazer, conservação e bem-estar animal.

Além de ser considerado símbolo da cidade desde 1993, é o principal atrativo turístico, dispondo de 1.145 animais de 290 espécies, das quais 70% correspondem a fauna nacional e são o ponto forte do Zoológico, com especial destaque para os ameaçados de extinção.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o “Quinzinho de Barros”, além do lazer proporcionado ao público, desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

O parque possui uma área de 128.339 m², dos quais aproximadamente 17,500 m² são ocupados pelo lago e 38.700 m² por mata secundária, refúgio biológico de pássaros e de diversos outros animais.

Outros destaques no local são o Museu de Zoologia, com cerca de 800 peças entre animais taxidermizados, crânios, chifres e ovos, e o Museu Histórico Sorocabano. De acordo com a prefeitrua, mais de 600 mil visitantes passam pelos portões do Zoo anualmente.

O “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.

Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade.

Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo