
Sorocabanos que NÃO receberam Bolsa Família ainda se preocupam
O pagamento é creditado sempre nos dez últimos dias úteis dos meses
Nesta segunda-feira (19) acontecerá o segundo dia de pagamento do mês de fevereiro do Bolsa Família para sorocabanos e cadastrados de todo o país.
Mas, algumas pessoas entraram no Caixa Tem e não conseguiram vislumbrar o pagamento creditado, como deveria.
Assim, muitos se perguntam: o que será que aconteceu no pagamento? Será que foi cancelado ou bloqueado?
Por que alguns sorocabanos não receberam o Bolsa Família?
Apesar da maioria dos pagamentos do NIS 1 e 2 já ter sido realizada, é possível identificar algumas unidades familiares que estão com o depósito indisponível.
Inicialmente, é importante lembrar que o pagamento do Bolsa Família é creditado sempre nos dez últimos dias úteis dos meses.
Ademais, a ordem dos repasses tem base no último número do NIS dos beneficiários. Assim, em fevereiro, a transação acontecerá do dia 16 até o dia 29.
Então, primeiramente, o receptor deve conferir o cronograma para saber se já é o dia certo do núcleo familiar receber.
Se, depois de verificar a data, for percebido que o Bolsa Família realmente não foi depositado, será preciso consultar a situação do benefício.
Pode ser preciso fazer uma revisão cadastral ou qualquer outra alteração para desbloquear o pagamento.

Como verificar o benefício social?
Para verificar o benefício, se está bloqueado ou ativo, basta acessar os seguintes canais oficiais:
- Caixa Tem (app);
- Bolsa Família (app);
- Portal Cidadão da Caixa;
- Cadastro Único (app);
- Ligar para os números 121 do MDS ou 111 da Caixa.
Se indicar que o valor está disponível para saque, mas não consegue visualizar o depósito, é necessário verificar outras contas bancárias em seu nome.
Caso o pagamento não caia até o fim do dia em nenhuma conta, deve-se procurar atendimento em um dos postos do CadÚnico ou nas agências da Caixa Econômica.
Se estiver bloqueado, o que fazer?
Para reativação o Bolsa Família se estiver bloqueado, a solução é atualizar o CadÚnico a fim de verificar qualquer discrepância.
Renovando o cadastro, consegue-se resolver as pendências, retomando a participação, desde que a elegibilidade seja mantida.
Após corrigir o cadastro, os órgãos responsáveis farão uma revisão que garantirá a conformidade das informações.
O retorno acerca da elegibilidade para receber os pagamentos mensalmente, será feito em um prazo máximo de 30 dias.