
“Sorocaba Tem Pressa” tem início de nova fase com visita de equipe do NDB à cidade
“Sorocaba Tem Pressa” prevê o investimento de US$ 40 milhões em obras desse setor na cidade, a serem executadas e concluídas até 2024
A Prefeitura de Sorocaba recebeu, na última segunda-feira (21), a primeira visita técnica da equipe do New Development Bank (NDB), banco parceiro da Administração Municipal, para o pontapé da nova fase do programa de mobilidade urbana “Sorocaba Tem Pressa”, que prevê o investimento de US$ 40 milhões em obras desse setor na cidade, a serem executadas e concluídas até 2024.
O prefeito Rodrigo Manga foi quem recebeu, no Paço Municipal, dois dos representantes do NDB no Brasil, Alexandre Takahashi e Ludmila Vidigal Silva, que entregaram a ele o contrato assinado no último dia 21 de outubro, que autorizou a operação de crédito. “Trata-se de um marco para a cidade, pois é a efetivação de uma parceria que vai viabilizar obras tão esperadas pela população, há tantos anos”, completou o chefe do Executivo sorocabano.
Também participaram do encontro integrantes do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), com a coordenadora e responsável pela Unidade de Execução e Programa (UEP), Jessica Pedrosa; a coordenadora administrativa, Bárbara Braz; o diretor de área e gerente de obras, Rodrigo Faria; o gestor de obras e projetos, Marcos Paulo Dionísio; o gestor socioambiental, José Carmelo de Freitas, e a secretária Monique Celestino. Esse setor da Prefeitura, ligado à Secretaria de Administração (Sead), é o responsável por gerenciar os contratos de obras com o NDB.

“É uma grande vitória para o NDB e para Sorocaba. Este momento representa uma parceria real, sendo o primeiro contrato público que o NDB começou a tratar no Brasil”, comentou a diretora-geral do Escritório Regional das Américas do NDB, Claudia Prates, que igualmente participou da reunião por meio de videoconferência.
Alexandre Takahashi elogiou o empenho da Administração Municipal em viabilizar o negócio, cuja tramitação para aprovação pela Câmara Municipal e pelo Senado ocorreu de forma ágil. “Parabéns à equipe da Prefeitura, que não mediu esforços para concretizar essa parceria, mesmo apesar de toda a burocracia normalmente envolvida nos trâmites”, completou.
A equipe do NDB permanecerá em Sorocaba até quarta-feira (21), para vistoriar os locais das obras futuras e definir questões administrativas e legais quanto à operacionalização do contrato. “Esta primeira visita é classificada pelo NDB como uma missão de arranque para a implementação das obras planejadas, inclusive, algumas delas já estão com licitação em andamento”, explica a responsável pelo CADI.
O contrato com o NDB prevê o financiamento para a realização de obras muito importantes para a cidade, tais como: de macrodrenagem no Jardim Nilton Torres; recuperação de infraestrutura (recapeamento) de 940 mil m² nas regiões Norte, Leste, Oeste e Central; pavimentação asfáltica e construção de obra de arte (ponte), compondo o Complexo Viário de ligação entre os bairros Parque São Bento e Residencial Carandá, e minitúnel na intersecção das Avenidas Antônio Carlos Comitre, Washington Luiz e Barão de Tatuí.
O programa “Sorocaba tem Pressa”, lançado em 2021 pela atual Administração Municipal, tem o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade urbana já em andamento e iniciar novos projetos na área. Além da parceria com o NDB, a Prefeitura de Sorocaba também tem contrato para essa mesma finalidade com a Confederação Andino de Fomento (CAF) e com o Fonplata – Banco de Desenvolvimento, incluindo diversas obras por toda a cidade.