
Na manhã desta quarta-feira (29), a Prefeitura de Sorocaba mobilizou diversas equipes da cidade para dar resposta rápida aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região na noite de terça-feira (28). A ação envolve o apoio de várias secretarias municipais, como a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), a Saae/Sorocaba e a Urbes – Trânsito e Transportes, que atuam em conjunto a fim de minimizar os impactos da chuva.
Precipitação Forte e Seus Efeitos na Cidade
De acordo com a Defesa Civil de Sorocaba, o volume de chuva nas últimas 24 horas foi de 72 milímetros, com 71 mm concentrados entre as 18h e 20h de terça-feira. Esse volume de chuva foi um dos maiores já registrados no estado de São Paulo. Como resultado, a cidade acumulou 124 mm de chuva nos últimos três dias e 324 mm ao longo do mês, o que gerou sérios transtornos para a população. Em virtude disso, o nível do rio Sorocaba subiu para 1,9 metro acima do normal, embora tenha começado a baixar progressivamente, registrando 40 centímetros de descida no nível das águas.
Interdições e Alagamentos: Impacto no Trânsito e nas Áreas de Sorocaba
De tal sorte que o volume de água foi significativo, várias áreas da cidade registraram alagamentos. Entre os locais mais afetados estavam a Avenida Afonso Vergueiro, nas proximidades da Praça da Bandeira, e a região da Avenida Ipanema. Além disso, o bairro Mineirão enfrentou sérios problemas, com duas casas interditadas pela Defesa Civil devido ao colapso estrutural. Um imóvel no Centro também teve o solo solapado por causa da forte chuva.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que as avenidas Dom Aguirre e XV de Agosto permanecem interditadas temporariamente, devido à insegurança viária provocada pelas chuvas. As equipes de trânsito estão trabalhando para coordenar o fluxo de veículos e orientar os motoristas sobre as rotas alternativas. Além disso, agentes de trânsito estão dando suporte para as enchentes na Avenida Antonio Carlos Comitre e outras vias da cidade.
Medidas de Emergência e Apoio Social às Vítimas
Com o intuito de minimizar os danos e proporcionar apoio às famílias afetadas, a Defesa Civil de Sorocaba está tomando medidas urgentes. Dessa maneira, foi iniciado o processo de limpeza e desobstrução de córregos e a manutenção da rede de drenagem. Também estão sendo realizados trabalhos de bombeamento de água acumulada nos Reservatórios de Detenção de Cheias (RDCs).
Além disso, o Saae/Sorocaba priorizou a limpeza das vias afetadas pela chuva, especialmente na Avenida Dom Aguirre. Em relação às famílias, a Secretaria da Cidadania (Secid) está oferecendo apoio social, incluindo remover famílias da Vila São Pedro para hotéis devido às inundações em suas residências.
Ações da Defesa Civil e Apoio à População
Com o fim de aumentar a segurança da população, a Defesa Civil de Sorocaba segue com a Campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2024/2025, que acontece de 1º de dezembro a 31 de março, com o objetivo de preparar a cidade para enfrentar eventos climáticos intensos. A campanha segue as orientações estaduais, para que a cidade esteja devidamente preparada para emergências climáticas.
Contatos em Caso de Emergência
Em caso de qualquer ocorrência ou emergência relacionada às chuvas, a população pode acionar os serviços de emergência pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil). Com o intuito de garantir a segurança e bem-estar de todos, a cidade de Sorocaba permanece mobilizada para enfrentar e superar essa crise hídrica.