
Uma capacitação referente à puericultura foi realizada para mais de 100 profissionais em Sorocaba no mês de abril.
A ação foi realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), para profissionais da enfermagem da rede pública municipal divididos em quatro grupos.
Capacitação em saúde
O encontro abordou sobre a importância da prevenção, proteção, promoção e recuperação da saúde e teve como intuito discutir a garantia de uma assistência segura e humanizada às crianças, dando subsídios às equipes de enfermagem.
A ação foi conduzida pela médica pediatra da rede Dra. Maria José Castro e pela enfermeira e professora de diversos cursos de saúde Thabata Zamboli Fontana.
O que é puericultura?
Cuidar de uma criança é uma missão que exige dedicação e atenção plena. Mas esta não precisa ser uma tarefa solitária. Para isso, existe a puericultura, especialidade médica dedicada a acompanhar todo o desenvolvimento da criança.
Afinal, trata-se de uma nova vida prestes a fazer incríveis descobertas e experimentações enquanto seu corpo e todos os aspectos que o envolvem estão em formação.
O caminho até a vida adulta pode ser mais seguro quando o pequeno recebe um olhar global neste percurso. Continue lendo este artigo e entenda o que é puericultura e porque ela é importante para o crescimento saudável do seu bebê.
Dentro da pediatria, a puericultura é a área dedicada à promoção da saúde da criança e do adolescente. Por meio de consultas periódicas, o bebê recebe todos os cuidados, analisando todo seu desenvolvimento e crescimento até a adolescência.
Puericultura consiste em um acompanhamento periódico visando a promoção e proteção da saúde das crianças e adolescentes, por meio dela acompanha-se integralmente o ser humano de 0 a 19 anos.
Sendo possível identificar precocemente qualquer distúrbio de crescimento, desenvolvimento físico e mental, nutricional, dentre outros, compreendendo a criança e o adolescente como um ser em desenvolvimento com suas particularidades.
A periodicidade de acompanhamento dependerá da estratificação de risco da criança, sendo que o calendário mínimo consiste em receber uma visita domiciliar de uma Agente Comunitária de Saúde (ACS) até o 5º dia de vida, para verificar os sinais de alerta relacionados ao recém-nascido e a puérpera.
Bem como a realização da triagem neonatal e a situação do aleitamento materno.
Além disso, a recomendação é de que as consultas sejam mensais até o 6º mês de vida, trimestral do 6º ao 12º mês de vida, semestral do 12º ao 24º mês de vida e anualmente do 3º ao 19º ano de vida.
Ou seja, ouericultura é a arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades.
É uma especialidade médica contida na Pediatria que leva em conta a criança, sua família e o entorno, analisando o conjunto bio-psico-sócio-cultural.
Consultas
Nas consultas periódicas, o pediatra observa a criança, indaga aos pais sobre as atividades do filho, reações frente a estímulos e realiza o exame clínico.
Quanto mais nova a criança, mais frágil e vulnerável, daí a necessidade de consultas mais frequentes. Em cada consulta o pediatra vai pedir informações de como a criança se alimenta, se as vacinas estão em dia, como ela brinca, condições de higiene, seu cotidiano.
O acompanhamento do crescimento, através da aferição periódica do peso, da altura e do perímetro cefálico e sua análise em gráficos, são indicadores das condições de saúde das crianças. Sempre, a cada consulta, bebês, pré-escolares, escolares e jovens devem ter seu crescimento e seu desenvolvimento avaliado.
Crescimento é o ganho de peso e altura, um fenômeno quantitativo, que termina ao final da adolescência.
Por outro lado, o desenvolvimento é qualitativo, significa aprender a fazer coisas, evoluir, tornar-se independente e geralmente é um processo contínuo.