NotíciasGeralSorocaba

CPFL Energia investe em capacitação de novos profissionais na área de Subtransmissão

Com infraestrutura moderna e robusta, companhia lançou seu primeiro curso de formação em Subestação em Sorocaba

A CPFL Energia deu início em Sorocaba à primeira edição do curso gratuito de Capacitação em Subestação. A iniciativa, promovida em parceria com o Centro Universitário Facens, vai qualificar 16 novos profissionais para atuar na área de Subtransmissão.

Os técnicos serão preparados, por exemplo, para monitorar e controlar os equipamentos que garantem a vida útil de uma subestação, desde transformadores e disjuntores até sistemas de proteção e controle.

Liderança Subtransmissão CPFL, Professores, e Alunos do curso durante cerimônia “Aula Inaugural” em 10/06/2024
Liderança Subtransmissão CPFL, Professores, e Alunos do curso durante cerimônia “Aula Inaugural” em 10/06/2024
Fundamentais para que as redes de distribuição operem de forma segura, as subestações são responsáveis por receber a energia gerada nas usinas elétricas e controlar as tensões da rede que a conduzem até as residências, indústrias, comércios e hospitais.
Desta forma, se tornam vitais, por exemplo, para agilizar o restabelecimento em situações de falta de energia por permitir mais manobras de transferência de clientes de circuitos afetados para outros com o fornecimento normal.

Subestação Móvel

Para o curso, nos módulos práticos, a empresa levará até a localidade uma Subestação Móvel, desenvolvida com componentes mais modernos existentes atualmente no mercado.
A estrutura tem funcionamento similar às Subestações convencionais e possibilitará demonstrar localmente características típicas desse tipo de empreendimento, além de exemplificar, de forma prática e segura, como são feitas manobras de rede, transformação de energia, controle de tensão, proteção e supervisão do sistema.
Curso gratuito de Capacitação em Subestação da CPFL Energia contará com demonstrações em Subestação Móvel
Curso gratuito de Capacitação em Subestação da CPFL Energia contará com demonstrações em Subestação Móvel
“Investimos em tecnologia de ponta para formar profissionais completos e prontos para o mercado de trabalho, inclusive, com oportunidade de concorrer às nossas vagas. Importante destacar que o corpo docente selecionado para conduzir a capacitação também possui vasta experiência, o que facilita o aprendizado.
Com o curso, damos sequência ao nosso compromisso de apoiar as comunidades onde estamos em operação, além de garantir segurança e excelência ao setor elétrico”, destaca Rodrigo Nascimento, Gerente Sênior de Transmissão da CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz, distribuidoras do Grupo CPFL Energia.
Trilhas de conhecimento
Durante os quatro meses aprendizagem, os alunos passarão por dez trilhas de conhecimento, incluindo, por exemplo, formação em normas regulamentadoras e domínios específicos nas áreas de proteção e automação dos equipamentos que compõem as estruturas de uma subestação, totalizando 541 Horas – Aula, curiosamente uma carga de treinamento que corresponde à uma pós-graduação, ou seja, uma especialização profunda nos conhecimentos exigidos na função do técnico Multidisciplinar que atua em Subestações e Sistemas de Telecom na CPFL Energia.
Também terão a oportunidade de estudar em laboratórios que simulam a sala de controle de uma subestação real, possibilitando uma experiência imersiva completa. Ao final do curso, será realizada a aplicação de um projeto de Desafio Simulado e Resolução de Problemas em Subestação, em que os participantes serão desafiados com problemas reais sob a monitoria de professores e especialistas na área de Subtransmissão.
O processo seletivo teve início em março deste ano e foi aberto a moradores de todas as regiões atendidas pelas distribuidoras do Grupo CPFL Energia no interior de São Paulo: CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e CPFL Paulista. Apesar do curso ser realizado de forma presencial em Sorocaba, também estiveram habilitados a se inscrever munícipes das cidades de Avaré, Bauru, Campinas, Itapetininga, Jundiaí, Mococa, Ourinhos, Ribeirão Preto e Santos.  Houve a inscrição de 480 pessoas de todas as regiões do estado.
Para viabilizar a participação local destes alunos a CPFL subsidia a hospedagem e a refeição dos alunos durante as semanas das aulas que são presenciais no espaço Universidade CPFL dentro do campus do Centro Universitário FACENS.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo