NotíciasSorocaba

Oficina com MIMEÓGRAFO acontece no sábado (27) em Sorocaba; SAIBA COMO PARTICIPAR

Evento acontece a partir das 14h

No sábado (27), a partir das 14h, um evento de experimentações com mimeógrafo será realizado no Sesc em Sorocaba.

Parecido com uma máquina de impressão, peça-chave nas salas de aula nas décadas de 70, 80 e 90, o mimeógrafo é um aparelho que serve para reproduzir cópias em série a partir de uma matriz.

A oficina propõe experimentações com mimeógrafo, hoje um objeto esquecido por muitos e desconhecido para outros tantos, e usá-lo como reprodutor de ideias, sejam escritos, desenhos ou dizeres.

Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas de uma pessoa responsável.

A oficina é para maiores de 8 anos, e as senhas devem ser retiradas com uma hora de antecedência.

Mimeógrafo

Mimeógrafo (do grego mimeo: imitar, copiar + grafia: escrita) é um instrumento utilizado para fazer cópias de papel escrito em grande escala e utiliza na reprodução um tipo de papel chamado estêncil. Foi um dos primeiros sistemas de cópias em série utilizados no ensino.

O mimeógrafo é uma máquina que requer, para além da mão-de-obra, materiais para a geração de cópias a partir de uma matriz, como por exemplo: impressora matricial, papel sulfite ou de outro tipo, mesa de apoio, estêncil, scanner do texto e molha dedo.

O mimeógrafo foi lançado em 1880 e utilizado pela primeira vez em 1887, mas sua utilização efetiva ocorreu apenas no século XX. Apesar de ser visto como uma máquina obsoleta, principalmente por quem não atua na área educacional, ainda é comercializado por grandes lojas especializadas em informática e papelaria, o que comprova que ainda há demanda por ele.
A aceitação mercadológica existe inclusive para mimeógrafos usados, conforme se verifica nos anúncios de jornais, revistas e internet, os quais o apresentam sob diversas marcas, tipos, pesos, e especificações em geral.

Sobre o Sesc Sorocaba

O Sesc Sorocaba conta com diversos serviços, desde particulares até gratuitos, para os moradores de Sorocaba e região aproveitarem.

A área possui um conjunto de espaços destinados a bem-estar, lazer, esportes, convívio e desenvolvimento cultural e social para todos os públicos, num prédio com acessibilidade universal e arquitetura sustentável.

Para atividades com ingresso, é necessário apresentar o QRCode na entrada da atividade.

Todo o acervo da Rede Sesc de Bibliotecas está disponível para consulta online no site www.sesc.com.br/bibliotecas.

Em sua próxima visita a uma das bibliotecas do Sesc São Paulo, será necessário fazer a renovação do cadastro e você receberá as informações sobre as novas ferramentas disponíveis para os leitores.

Antes de ir à biblioteca, lembre-se de acessar o acervo online e anotar os livros que deseja emprestar.

O acervo da biblioteca é composto por mais de 5.000 livros, de clássicos até contemporâneos, da literatura nacional e estrangeira, disponíveis gratuitamente para consulta local e para empréstimo. Além disso, há um espaço de estudos, com jornais, revistas e gibis para leitura local.

A biblioteca é um espaço de convivência. É permitido conversar (em volume razoável), participar de reuniões e realizar trabalhos em grupo neste espaço. Use fones de ouvido para escutar músicas e vídeos em seus aparelhos.

Os ingressos para as atividades do Sesc no estado de São Paulo estão à venda em todas as unidades da capital, do interior e do litoral e são disponibilizados semanalmente.

Você pode realizar presencialmente a emissão e renovação de credenciais; inscrições em cursos, oficinas e atividades; compra de ingressos para shows e espetáculos do Sesc, além de obter informações sobre os programas e serviços da unidade.

Acesso a programas e serviços exclusivos, atendimento prioritário, descontos e muitos outros benefícios estão à disposição de todas as pessoas que têm vínculo empregatício com empresas privadas dos ramos de comércio de bens, serviços e turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo