
Uma oficina de bonecas Abayomi será realizada no Sesc em Sorocaba no dia 08 de maio, quarta-feira, com retirada de senhas uma hora antes.
As bonecas Abayomi são feitas de pano, mas não utilizam nenhum tipo de costura, apenas de nós e amarrações, e carregam em si ancestralidade de mulheres negras.
A oficina convida o público ao fazer artístico dessas bonecas. O evento acontece a partir das 19h.
História das bonecas Abayomi
Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção.
As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.
Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas. Inspirado pela tradição dessa arte histórica, a artesã e arte-educadora Cláudia Muller desenvolveu um trabalho único, e, com o objetivo de evidenciar a memória e identidade popular do povo brasileiro, valorizando a diversidade cultural que reina na terra brasilis, criou o projeto Matintah Pereira.
A iniciativa produz versões próprias das Abayomi e promove oficinas tanto para ensinar o processo de criação quanto para discutir a importância histórica e social entorno das bonecas.
Sesc Sorocaba
O Sesc Sorocaba conta com diversos serviços, desde particulares até gratuitos, para os moradores de Sorocaba e região aproveitarem.
A área possui um conjunto de espaços destinados a bem-estar, lazer, esportes, convívio e desenvolvimento cultural e social para todos os públicos, num prédio com acessibilidade universal e arquitetura sustentável.
Em sua próxima visita a uma das bibliotecas do Sesc São Paulo, será necessário fazer a renovação do cadastro e você receberá as informações sobre as novas ferramentas disponíveis para os leitores.
Antes de ir à biblioteca, lembre-se de acessar o acervo online e anotar os livros que deseja emprestar.
O acervo da biblioteca é composto por mais de 5.000 livros, de clássicos até contemporâneos, da literatura nacional e estrangeira, disponíveis gratuitamente para consulta local e para empréstimo. Além disso, há um espaço de estudos, com jornais, revistas e gibis para leitura local.
A biblioteca é um espaço de convivência. É permitido conversar (em volume razoável), participar de reuniões e realizar trabalhos em grupo neste espaço. Use fones de ouvido para escutar músicas e vídeos em seus aparelhos.
Todo o acervo da Rede Sesc de Bibliotecas está disponível para consulta online no site www.sesc.com.br/bibliotecas.
Atividades
Os ingressos para as atividades do Sesc no estado de São Paulo estão à venda em todas as unidades da capital, do interior e do litoral e são disponibilizados semanalmente.
Você pode realizar presencialmente a emissão e renovação de credenciais; inscrições em cursos, oficinas e atividades; compra de ingressos para shows e espetáculos do Sesc, além de obter informações sobre os programas e serviços da unidade.
Acesso a programas e serviços exclusivos, atendimento prioritário, descontos e muitos outros benefícios estão à disposição de todas as pessoas que têm vínculo empregatício com empresas privadas dos ramos de comércio de bens, serviços e turismo.
Para atividades com ingresso, é necessário apresentar o QRCode na entrada da atividade.