O número de policiais militares em todo o Brasil caiu de 2013 a 2023, segundo levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Nos dados apresentados pelo fórum, o país contava com 796 mil profissionais de segurança pública em 2023. Desses, 404 mil são policiais militares, e 114 mil policiais civis e peritos.
Ainda de acordo com a pesquisa, o efetivo caiu na comparação com o número de policiais que o país tinha dez anos antes, em 2013, e a principal diminuição, de 6,8%, ocorreu na quantidade de policiais militares.
Além disso, houve também queda, de 2%, no número de policiais civis e peritos. Os dados, divulgados na terça-feira (27), são do Raio X das Forças de Segurança Pública do Brasil.
O levantamento do FBSP mostra ainda que somente 12,8% do efetivo das PM estaduais é composto por mulheres. A porcentagem é menor, por exemplo, que a representação feminina na Câmara dos Deputados (14,8%).
Preparatório para Policiais Militares
O curso preparatório para seguir a carreira de Policial Militar tem duração média de um ano e se desenvolve em tempo integral com horários específicos e rígidos.
Sendo assim, algumas disciplinas são lecionadas por policiais e outras por professores convidados. Metade do curso para PM é formado pelas disciplinas teóricas e a outra metade pelas disciplinas práticas.
Esse curso tem por objetivo formar profissionais capazes de assegurar a segurança dos cidadãos comuns.
No estado de São Paulo, o curso para se tornar um Policial Militar se chama “Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública”, tendo equivalência ao Curso Superior de Tecnologia de Segurança Pública do eixo tecnológico de Segurança.
O profissional de polícia militar pode trabalhar nas mais diversificadas condições, horários e ambientes. Além disso, precisa saber se relacionar com os cidadãos educadamente e usar de força física somente em ocasiões de necessidade com indivíduos que se recusam a cumprir as leis.
Essas são algumas das instituições de ensino que oferecem o curso de formação de policiais militares:
- Escola Superior de Formação de Soldados – PIRITUBA NET – Pirituba – SP
- Academia de Polícia Militar de Minas Gerais – APMMG – Belo Horizonte – MG
- Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB – Barro Branco – SP
- Academia de Polícia Militar do Paraná – APMPR – Curitiba – PR
- Academia de Polícia Militar da Paraíba- APMPB – João Pessoa – PB
Requisitos
Além disso, existem alguns quesitos básicos que te ajudam a entender como entrar na Polícia Militar. Para participar da formação, é preciso ter nacionalidade brasileira, estar em dia com as obrigações militares se o cidadão for do sexo masculino, ter idade mínima de 18 anos e não ter completado a idade máxima de 30 anos, ter concluído o Ensino Médio, não ter sido condenado por crime doloso, ser aprovado no exame de prova escrita na classificação, ser aprovado na avaliação de capacidade técnica, ser considerado apto no exame médico e odontológico de saúde.
Também é necessário passar ileso no questionário de investigação social, ser considerado apto no exame psicológico, não utilizar drogas ilícitas, possuir carteira nacional de habilitação, comprovar a escolaridade exigida no edital e estar em dia com as obrigações eleitorais e não possuir tatuagem ou pinturas em extensas áreas do corpo ou em partes expostas ao público quando estiver usando uniforme militar de qualquer modalidade.
O Ministério da Justiça disponibiliza aos estados brasileiros uma Matriz Curricular Nacional, que contém um referencial teórico-metodológico para orientar as ações formativas, sejam do formato inicial ou continuada, dos profissionais da área de segurança pública.
A forma de ingressar na carreira de Policial Militar se dá por concurso público, realizado periodicamente pelos Estados para recomposição da força policial. O ingresso normalmente é aberto para ambos os sexos, na categoria inicial de Soldado.
Dessa forma, o candidato que estiver apto em todas estas fases será aprovado para ingresso no curso de formação básica para se tornar um Policial Militar.