
A Prefeitura de Sorocaba plantou 3 mil mudas de árvores em uma área pública na Rua Orsini Diniz Camargo, altura do número 165, no Júlio de Mesquita Filho, Zona Oeste de Sorocaba.
A ação foi chamada de superplantio devido à quantidade de mudas plantadas.
Plantio de mudas de árvores
A atividade faz parte da Semana do Meio Ambiente, que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), e tem como objetivo chamar a atenção da população mundial para a importância de preservar toda a natureza.
Em Sorocaba, também é assim, pois a iniciativa faz parte dos esforços da Sema para promover e preservar a arborização urbana, com o objetivo de aumentar a quantidade de vegetação na cidade, de acordo com o Plano Municipal de Arborização.
Além de cumprir os Termos de Compromisso e Recuperação Ambiental (TCRAs) das obras que o Saae executou na cidade, o objetivo é ajudar a preservar a natureza.
Importância
As árvores desempenham várias funções essenciais na natureza, incluindo fornecer abrigo e alimentos a vários seres vivos, absorver ruídos, diminuir a circulação do vento, controlar a erosão do solo, renovar o oxigênio do ar e filtrar partículas sólidas em suspensão de poluentes.
Para o plantio, foram selecionadas milhares de mudas de 42 espécies diferentes. Além disso, é importante ressaltar que, assim como em todos os plantios municipais, as espécies nativas locais, que estão incluídas na “Lista de espécies indicadas para restauração ecológica para diversas regiões do Estado de São Paulo”, foram priorizadas com o objetivo de aumentar a biodiversidade do ecossistema.
Assim, existem mudas de árvores entre as espécies plantadas, incluindo pitanga, aroeira, sangra d’água, paineira, ipê branco, gabiroba, mulungu, canafístula, araçá, pau-viola, paineira e dedaleiro.