
Os moradores da região da João Romão, em Sorocaba, podem ficar sem água na segunda-feira (6), segundo o SAAE.
Isso porque serão realizados serviços de manutenção preventiva na rede de abastecimento de água que atende a região do João Romão.
As obras são realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba.
Os trabalhos incluem a substituição de um registro, situado no entroncamento da Rua José Rodrigues Del Pino com Anísio de Almeida, que apresentou falha técnica na sua operação. Também serão feitos testes e revisão completa da tubulação.
Atenção, moradores!
Para executar os serviços, a autarquia programa a interrupção momentânea no sistema de abastecimento, das 9h às 12h, responsável pelos bairros João Romão, Vila Zacarias, Vila Sabiá, Colorau, Barcelona e Parada do Alto.
Contudo, o Saae-Sorocaba orienta os moradores dessa região da cidade a manterem, por precaução, no domingo (5), véspera da intervenção programada, os reservatórios das caixas d’água de suas residências cheios na capacidade máxima.
Para mais informações, o Saae-Sorocaba disponibiliza os telefones 0800 770 1195 (ligação gratuita) e 3224-5800.
Sobre o SAAE
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) foi criado pela Lei número 1.390, de 31/12/65, como entidade autárquica municipal, com personalidade jurídica própria, sede e foro na cidade de Sorocaba, dispondo de autonomia financeira e administrativa dentro dos limites estabelecidos pela referida Lei.
A história do sistema de distribuição de água no município de Sorocaba, porém, tem como marco um sobressalto ocorrido em 1885, com a primeira greve de trabalhadores do setor. Eram os pipeiros, carroceiros que retiravam água do rio Sorocaba e transportavam em carroções-pipa para vender à população.
Além da represa de Itupararanga, a distribuição de água tratada em Sorocaba conta também com o manancial da represa do córrego Ipaneminha, localizada na região sul da cidade. Ao contrário de Itupararanga, de onde a água vem para a ETA por gravidade, em Ipaneminha o Saae mantém uma estação elevatória, para permitir que a água chegue até a unidade de tratamento.
A Estação de Tratamento de Água do Cerrado (ETA 1) trata atualmente 2.200 litros de água por segundo, e atende a maior parte da cidade. O Saae também realiza a captação de água no bairro do Éden, onde existe outra Estação de Tratamento (ETA 2). Essa unidade entrou em funcionamento no início de 1982, recebendo águas represadas do ribeirão Pirajibu-Mirim e córrego dos Ferraz, que nasce nas imediações de Inhaíba. É uma estação de tratamento do tipo mista – compacta e convencional – com capacidade para fornecer 200 litros de água tratada por segundo. Para proporcionar melhores condições de reservação ao sistema distribuidor do Éden, o Saae construiu uma nova barragem no leito do referido córrego.
Sorocaba mantém, hoje, em pleno funcionamento, 23 poços semi-artesianos, localizados nos bairros mais distantes e que totalizam uma vazão de 403.200 litros por hora ou 112 litros por segundo. Esses poços têm água analisada diariamente, para garantir o padrão de qualidade do líquido quanto às condições físico-químicas e bacteriológicas.
Distribuindo água tratada a 99% dos imóveis existentes, Sorocaba possui hoje um dos melhores sistemas de abastecimento de água do País, com capacidade de reservação da ordem de 78 milhões de litros, com mais de 99% dos imóveis (aproximadamente 190 mil) – entre residenciais, comerciais e industriais – recebendo água tratada através de um sistema de distribuição que totaliza 1.800 quilômetros de tubulações.
Desde a sua criação, de 1965 aos dias atuais, o Saae foi dirigido e administrado por doze diretores gerais. Abaixo relacionamos os prefeitos de Sorocaba e os respectivos diretores do Saae nesse período de quarenta e sete anos de existência da autarquia.