
A distribuição gratuita de 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular será realizada neste ano, incluindo em Sorocaba.
O Ministério da Saúde divulgou a informação nesta quarta-feira.
De acordo com o órgão, remédios para colesterol alto, rinite, glaucoma e doença de Parkinson já podem ser recebidos gratuitamente em unidades credenciadas.
Distribuição de medicamentos
O Ministério da Saúde estima que cerca de 3 milhões de pessoas que já usam o programa se beneficiarão, economizando aos usuários até R$ 400 por ano.
Atualmente, há 41 itens entre medicamentos, fraldas e absorventes disponíveis no programa Farmácia Popular. Até então, os únicos medicamentos gratuitos eram anticoncepcionais, diabetes, hipertensão, asma e osteoporose.
Para outros medicamentos e insumos, o ministério pagava até 90% do valor de referência, e os cidadãos pagavam o restante de acordo com o valor praticado pela farmácia. A atualização agora permite que 39 dos 41 itens de saúde distribuídos sejam retirados sem custo.
O paciente deve procurar um local credenciado para obter medicamentos e fraldas geriátricas do programa, com os seguintes documentos:
- Um documento oficial contendo uma foto e o número do CPF, ou um documento de identidade com o número do CPF;
- A receita médica dentro do prazo de validade, tanto de serviços particulares quanto do SUS.
Os locais credenciados pelo programa Farmácia Popular podem fornecer absorventes a indivíduos em situação de vulnerabilidade social extrema, estudantes de baixa renda da rede pública de ensino e indivíduos em situação de rua, além de pessoas com renda mensal de menos de R$ 218 ou que vivem na rua.
Para receber atendimento, é necessário se registrar no CadÚnico (Cadastro Único).