
Sorocaba pode COMEMORAR entrega de kit antena digital hoje (17)
Há alguns critérios a serem seguidos para receber o benefício
Um dos dispositivos eletroeletrônicos mais presentes nos lares brasileiros é a televisão. O aparelho é uma presença que abraça mais de 97% da população, conforme indicado por levantamentos recentes. Por isso, o kit antena digital tem tamanha importância para Sorocaba e para o Brasil.
Assim, com a iminência do desligamento do sinal analógico, vários sorocabanos correm o risco de se verem desprovidos do acesso à programação da televisão aberta. Então, para auxiliar os núcleos familiares de recursos escassos na efetiva transição para o sinal digital, o governo liberou o kit antena digital.
Como se dará a liberação do kit antena digital
O Governo, em colaboração com o Ministério das Comunicações, efetivou o benefício. O objetivo é auxiliar os cidadãos mais vulneráveis na obtenção dos serviços digitais de televisão e telefone.
Para requerer o kit antena digital, é imperativo satisfazer determinados critérios. Em primeiro lugar, é necessário estar registrado em algum programa social, a exemplo o Bolsa Família ou o CadÚnico.
Ademais, é preciso dispor de uma antena parabólica convencional instalada e interligada à televisão no lar.
Caso o indivíduo esteja inscrito em algum programa social e detenha uma antena parabólica convencional, é suficiente seguir os procedimentos abaixo para solicitar o kit antena digital sem qualquer custo adicional:
- Visite o portal oficial do programa Siga Antenado responsável pela distribuição do conjunto;
- Preencha o formulário de requerimento com seus dados pessoais e informações para contato;
- Forneça o número do seu NIS, encontrado, por exemplo, no Cartão do Bolsa Família;
- Confirme as informações e aguarde a avaliação de seu pedido;
- Caso seu pleito seja deferido, o conjunto será despachado para o endereço cadastrado, sem ônus adicional algum.

Quem tem direito ao benefício
Como mencionado anteriormente, o programa visa atender aos sorocabanos de recursos mais modestos inscritas em programas sociais. No entanto, eles devem possuir uma antena parabólica convencional instalada e conectada à televisão.
O desativamento do sinal analógico
O desligamento do sinal analógico de televisão já foi iniciado em diversas capitais brasileiras:
- De acordo com as autoridades, a estimativa para conclusão do desligamento total é 31 de dezembro de 2025;
- Esse procedimento acarretará alterações consideráveis na transmissão do sinal televisivo, intensificando as interferências no sinal da televisão;
- Com o intuito de evitar danos à população, o governo está implementando medidas para assegurar a distribuição do conjunto gratuito a todas as famílias de recursos mais escassos no país;
- A moderna antena digital proporciona uma qualidade superior de imagem e som;
- As famílias continuarão a desfrutar da programação da televisão aberta.