SaúdeSorocaba

DENGUE MATA mais DUAS PESSOAS em SOROCABA; Número de mortos chega a 11

Mais duas mortes por dengue foram confirmadas em Sorocaba na quinta-feira (2). A cidade atingiu também mais de 14 mil casos da doença, e agora acumula 11 vítimas.

As vítimas são um homem de 59 anos, que morreu no dia 4 de abril e possuía comorbidades, e uma mulher, de 36, que morreu no dia 13 de abri e não tinha histórico de comorbidades. Há, ainda, sete óbitos sendo investigados pelo Instituto Adolfo Lutz.

De acordo com a prefeitura, Sorocaba já registrou 14.140 casos de dengue, sendo 13.966 autóctones, 164 importados e 10 indeterminados.

+Feira Beco do Inferno acontece NESTE DOMINGO (5) em SOROCABA

Outras mortes

A primeira morte por dengue na cidade foi confirmada no dia 14 de março. A vítima é uma mulher de 49 anos, sem comorbidades, que morreu em 2 de março. O segundo óbito, de um homem de 39 anos com comorbidades, foi confirmado no dia 14 de março.

A terceira morte, de uma idosa, de 77 anos, que possuía comorbidades, foi confirmada no dia 8 de abril. Ela morreu no dia 31 de março.

A quarta morte é de uma mulher de 46 anos, sem comorbidades relacionadas, que morreu no dia 28 de março. O óbito foi confirmado no dia 11 de abril.

A quinta e sexta morte foram confirmadas na quinta-feira (25), sendo de um idoso de 75 anos que possuía comorbidades e uma mulher, de 31 anos, que não havia histórico médico anterior.

Outras três mortes foram confirmadas na segunda-feira (29), sendo um idoso de 69 anos, que morreu no dia 11 de abril e que não tinha histórico de comorbidades; um idoso de 80 anos, com comorbidades, que morreu em 15 de abril e um idoso de 76 anos, sem comorbidades, que morreu em 17 de abril.

Mudança no atendimento

Desde o começo de abril, Sorocaba tem mudanças no atendimento para pessoas com sintomas de dengue e terá espaço para hidratação em três Unidades Básicas de Saúde, onde também será possível realizar coletas de exame (hemograma). Antes, só era possível fazer o exame em unidades de urgência e emergência, como UPHs, UPAs e PAs.

Confira os locais:

  • UBS Fiori: Rua Atanázio Soares, 814 – Vila Olimpia;
  • UBS Hortência: Rua Teodoro Kaizel, 677 – Vila Hortência;
  • UBS Simus: Alameda dos Lírios, 327 – Jardim Simus.

O que é a dengue?

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Veja quais são os principais sintomas da dengue:

  • Febre;
  • Dor no corpo e articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Prevenção e cuidados com a dengue

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos.

Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo