Um novo curso de medicina foi anunciado pelo Centro Universitário Facens em Sorocaba, sendo uma grande novidade para os estudantes da região.
O objetivo geral do curso de Medicina, segundo informações divulgadas no site da Facens, é a formação de médicos cidadãos críticos, éticos, empreendedores, com capacidade de intervenção social para promoção e manutenção da saúde em sua integralidade, características pautadas pelo respeito humano e pela utilização de práticas científicas.
O curso também possui metodologia inovadora, com o uso da tecnologia de última geração, práticas clinicas em hospitais, clínicas de reabilitação e clínicas, one health e desenvolvimento de competências socioemocionais.
Formação em medicina
Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares. Isso porque é uma área bastante dinâmica, bem remunerada, com novas descobertas e desafios.
O médico é o profissional que busca diagnosticar, tratar e curar pessoas doentes. Com uma formação na área, ele pode atuar como generalista, ou seja, atender todos os tipos de encaminhamentos da área médica, ou especializado em alguma atividade ou função específica.
O salário médio de um profissional formado em medicina pode variar entre R$ 15.000 e R$ 35.000 por mês.
O perfil de formação irá resultar em um médico que mantenha a autoaprendizagem ao longo de sua carreira profissional, buscando a prática médica baseada em evidências científicas, pautado na ética profissional e na visão humana da medicina, na análise crítica e reflexiva sobre sua prática, no senso de responsabilidade social.
Caso queira se especializar em alguma área, o médico formado deverá ainda fazer uma residência médica ou especialização reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina com a duração de pelo menos dois anos.
O Curso de Medicina da Facens prepara seus egressos para que apresentem:
2. Pensamento crítico e fundamentado em evidências científicas, com capacidade de análise dos problemas da sociedade, considerando o uso apropriado das tecnologias em saúde;
3. Interação com outros profissionais da saúde e de outras áreas, além do público, sempre preservando a confidencialidade das informações confiadas;
4. Efetiva comunicação verbal e não-verbal, com habilidades de escrita e leitura com domínio das tecnologias de informação;
5. Capacidade para trabalhar em equipe multiprofissional, aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;
6.Gerenciamento e administração da força de trabalho, dos recursos materiais e de informação, aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores e/ou líderes nas equipes de saúde;
7. Capacidade de aprender a aprender e ter responsabilidade com a sua permanente atualização, proporcionando condições para benefício mútuo entre os profissionais dos serviços, incluindo a cooperação em redes nacionais e internacionais;
8. Capacidade de reconhecer e incorporar as novas tecnologias em saúde.
Saiba mais sobre o curso
O curso terá revisão de biologia, língua portuguesa e química, além de mão na massa através dos Centros de Inovação e equipes de competições.
Também conta com aprendizados de verdade dentro e fora de hospitais, clínicas, centros de reabilitação e outros, treinamentos, orientações e vagas de estágio e emprego exclusivas.
Os estudantes participam o ano todo de grandes eventos que favorecem a aprendizagem e o network. A Facens também promove ações baseadas no objetivos de desenvolvimento da ONU e pilares de sustentabilidade.
O campus verde da Facens possui 100 mil m² e que inspiram, áreas de espaços de bem-estar e qualidade de vida.