Notícias

Curso ONLINE de liderança feminina tem INSCRIÇÕES ABERTAS até esta sexta (26)

Capacitação para mulheres com deficiência

Um curso de Liderança Feminina do programa TODAS in-Rede tem inscrições abertas até esta sexta-feira (26) para mulheres com deficiência do estado de São Paulo.

O programa é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) com apoio da Secretaria de Estado de Políticas para a Mulher (SP Mulher).

Inscrições no curso

A capacitação é online, gratuita e acessível, e tem o objetivo de auxiliar mulheres com deficiência sobre temas que abrangem o empreendedorismo e os direitos femininos.

As vagas são limitadas e as aulas começam no dia 4 de maio.

O curso conta com certificação, é online e acessível em Libras. As aulas desta nova turma ocorrerão aos sábados do mês de maio, nos dias 4, 11, 18, 25, das 9h às 13h.

Dados

Dados do Observatório da Pessoa com Deficiência revelam que 2,1 milhões de mulheres com deficiência residem no estado de São Paulo e, embora elas representem 64% da população paulista com deficiência, a proporção ocupada por mulheres com deficiência no mercado de trabalho é de 38,9%.

O programa TODAS in-Rede é uma das estratégias do Governo de São Paulo para trazer equidade a esta temática, abordando a empregabilidade como uma das estratégias para a independência.

Diante da realidade vivida por mulheres com deficiência, como a violência de gênero e o capacitismo, a coordenadora do programa TODAS in-Rede, Caroline Reis, ressalta a importância do aprendizado sobre direitos. “O TODAS in-Rede é um programa extremamente importante para todas as mulheres com deficiência porque, infelizmente, a violência contra a mulher ainda é uma realidade mundial.

O curso proporciona a elas a oportunidade de aprender sobre seus direitos, que muitas vezes elas nem sabem que têm, e de entender a importância de serem independentes”, ressalta.

Criado em 2020, o TODAS in-Rede tem como objetivo incentivar a independência e a autonomia das mulheres com deficiência através da oferta de cursos gratuitos que abrangem temas sobre trabalho, renda e autoestima; direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; prevenção à violência; relacionamentos interpessoais; envelhecimento; habilidade socioemocionais; fundamentação teórica; direitos políticos; estratégias de mobilização e atuação política.

Sobre o programa

O Programa TODAS in-Rede tem o objetivo de incidir na promoção de empoderamento e emancipação das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, visando a favorecer a melhoria da qualidade de vida e inclusão social.

Pensando em ampliar o número de mulheres com deficiência no mercado de trabalho, o Programa TODAS in-Rede tem conexão com o Programa Meu Emprego Inclusivo, que promove a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, oferecendo qualificação profissional e empreendedora, Intermediação de mão de obra (Vagas de Emprego) e Emprego Apoiado.

Os relacionamentos afetivos, a sexualidade e o direito à maternidade fazem parte da vida da mulher jovem/adulta, e não é diferente às mulheres com deficiência. Levar informação a esse respeito e promover o empoderamento e resgate e a autoestima destas mulheres é um dos objetivos de nosso Programa.

O número de mulheres com deficiência que sofrem violência é muito grande no Estado de São Paulo. Seja por falta de informação, por dependência afetiva ou financeira, o Programa TODAS In-Rede tem o objetivo de mudar este paradigma por meio da informação e empoderamento dessas mulheres.

Quando nos sentimos empoderadas, temos a capacidade de transformar nossas vidas. Historicamente, por muitos anos, o papel da mulher foi servir ao homem e cuidar dos filhos.

Com a mudança deste papel, muitas mulheres hoje têm sua própria carreira profissional e, com isso, ganham independência financeira. Por meio do empoderamento, recuperação da autoestima com base no conhecimento de seus direitos, o Programa TODAS in-Rede pretende transformar o paradigma das mulheres com deficiência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo