
Um crime de violência física e sexual foi denunciado pela mãe de uma criança de oito anos, que registrou um boletim de ocorrência pelo ocorrido dentro de uma unidade escolar em Sorocaba.
Segundo o boletim de ocorrência, a escola fica no bairro Jardim Luciana Maria. A mãe disse à polícia que há cerca de um mês o filho chega em casa depois da escola com hematomas e arranhões.
Na quarta-feira, a família do menino foi chamada para ir à escola e foi orientada pela direção a conversar com a criança, pois havia a suspeita de que o aluno estaria sendo vítima de alguma violência.
Durante conversa com a criança, o menino disse que o adolescente, que teria entre 13 e 14 anos, o levava para o banheiro da escola e o agredia. Além das agressões, a vítima disse que o suspeito teria abusado sexualmente dele e o ameaçado, caso ele contasse para alguém sobre os abusos.
+Passeio INUSITADO será realizado em Sorocaba em 3 datas
A mãe da vítima contou que procurou novamente a direção da escola, mas alegou que a instituição se negou a passar informações sobre o adolescente e disse que a situação seria resolvida internamente.
O menino passou por exame de corpo de delito. O caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba, que também atende casos de violência sexual.
Resposta da Secretaria de Educação em relação ao crime
Em contato com a TV TEM, a Secretaria de Educação Estadual (Seduc), informou que a escola solicitou a transferência de unidade de um dos alunos suspeitos de praticar as violências contra o menino.
Segundo a Seduc, os responsáveis pelos envolvidos foram chamados e orientados sobre as medidas adotadas pela escola. O Conselho Tutelar e outras autoridades foram acionadas e acompanham o caso, de acordo com o órgão.
A Seduc disse ainda que repudia toda e qualquer forma de abuso, violência e importunação sexual e se colocou à disposição para prestar esclarecimentos à comunidade.
Como denunciar esse tipo de crime
Em Sorocaba, a Delegacia da Mulher fica aberta 24 horas por dia, e, a recomendação é de que para realizar a denúncia, sendo a pessoa vítima ou não, basta ir para delegacia, localizada na Rua Caracas, 846, no Jardim América. A entidade também atende pelo telefone 15-32321417.
O Disque Denúncia 180, central de atendimento à mulher, também pode ser usado como ferramenta para denunciar crimes contra a mulher, sendo oferecida de forma gratuita, anônima e disponibilizada 24 horas por dia.
Além da DDM, há também as redes de apoio:
- Centro de Referência da Mulher (Cerem): Trata-se de um espaço de acolhida e orientação, onde é oferecido atendimento psicossocial. O objetivo é proporcionar o atendimento e a sensibilização necessária para que a mulher vítima de violência supere a situação ocorrida, contribuindo para o seu fortalecimento e o resgate da cidadania.
O atendimento pode ser realizado através de encaminhamento ou de maneira espontânea. Dessa forma, não é necessário registrar boletim de ocorrência para passar por atendimento. O Cerem está localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, número 440 – Centro. O contato pode ser feito pelo telefone (15) 3235-6770. - Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas): O Creas atende famílias e pessoas que vivem algum tipo de violência, abandono, negligência e tiveram seus direitos desrespeitados. De acordo com Juliana, o trabalho é realizado por assistentes sociais, psicólogos, agentes sociais, terapeutas ocupacionais, dentre outros profissionais. Os Creas estão localizados em 3 espaços de Sorocaba:- Creas Norte: Localizado na rua Fernando dos Santos, número 17, Jardim Maria do Carmo. Telefone (15) 3223-5319;
– Creas Oeste: Localizado na rua Cônego André Pieroni, número 256, Jardim Guadalajara. Telefone (15) 3233-3644;
– Creas Sul / Leste: Localizado na rua Sta Cruz, número 116 – Centro. Telefone (15) 3212-6906. - CIM Mulher – Casa Abrigo: A associação tem como finalidade dar apoio, orientação e acolhimento provisório para mulheres acompanhadas ou não de seus filhos, em situação de risco de morte ou ameaças em razão da violência doméstica e familiar. O contato pode ser feito pelo telefone (15) 99163-6238.
- Unidades Básicas de Saúde: As Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba também oferecem apoio à rede pública de proteção à mulher vítima de violência doméstica. Após os serviços de saúde necessários, as unidades encaminham os casos aos demais órgãos para atendimentos especializados.
- Defensoria Pública: Instituição pública que presta orientação jurídica e defesa aos cidadãos e cidadãs vulneráveis, de forma integral e gratuita, por meio de seus defensores públicos. Endereço: Avenida Barão de Tatuí, número 231, Jardim Vergueiro. Contato pelo telefone (15) 3231-2478.