Teatro de fantoches acontece nas Bibliotecas Municipais de Sorocaba na quinta e sexta (21 e 22)
Objetivo é conscientizar as crianças sobre segurança no trânsito
Um teatro de fantoches chamado “Superamarelinho” será oferecido pela prefeitura de Sorocaba nas Bibliotecas Municipais de forma gratuita.
A iniciativa ocorre por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e o teatro é apresentado pelos arte-educadores da Secretaria de Mobilidade (Semob).
Datas
Na próxima quinta-feira (21), às 14h, a atração será levada à Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”.
Já na sexta-feira (22), às 14h, a programação acontecerá na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”.
Teatro de Fantoches
O objetivo do teatro de fantoches, segundo a prefeitura de Sorocaba, é conscientizar as crianças e seus responsáveis sobre a importância do cumprimento das leis de segurança no trânsito, de forma lúdica e divertida. A iniciativa é destinada ao público infantil a partir de 3 anos.
“Superamarelinho” conta a história de um agente de trânsito capaz de salvar vidas, ensinando atitudes responsáveis e caçando “vilões” do trânsito.
Com a interação das crianças, cada personagem tem uma música e, a cada cena, são apresentadas algumas placas orientativas de trânsito, de uma forma lúdica e divertida.
A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955. Já a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” fica na Rua da Penha, 673, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone: (15) 3231-5723.
Importância
O teatro de fantoches, de bonecos ou de marionetes é a expressão teatral que caracteriza as encenações realizadas, respectivamente, com fantoches, marionetes ou bonecos.
Além disso, essa forma de arte pode ser definida como uma das mais antigas em todo o mundo.
A modernização e a tecnologia trouxeram novos desafios para a educação e para a formação das crianças. Além dos educadores, artistas e escritores passaram a ter um papel importante nesse processo, mudando a atitude das famílias em relação às crianças.
Assim, o teatro de fantoches é uma das melhores ferramentas para a educação integral das crianças, criando arte por meio de meios compreensíveis. Além disso, o artístico, assim como o teatral, desempenha um papel muito importante no processo de formação de valores e na educação.
Com o teatro de fantoches, o público não apenas experimenta as informações emocionalmente, mas também as reproduz com imaginação e pensamento.
É importante começar a educar as crianças o mais cedo possível na percepção estética do ambiente, o teatro de fantoches pode desempenhar um papel importante nessa área.
A arte, como uma ferramenta de expressão e aprendizagem, ajuda a desenvolver a criatividade, a imaginação e a sensibilidade das crianças, além de estimular a reflexão sobre questões sociais e culturais.
O teatro de fantoches de hoje em dia também pode ser usado como uma ferramenta de conscientização e sensibilização sobre questões ambientais e sustentáveis, direitos humanos e outros temas relevantes para a sociedade.
Portanto, o teatro de fantoches continua sendo uma forma importante de arte e educação para as crianças de hoje.