
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, as secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e Educação (Seduc) do Estado de São Paulo divulgou o regulamento do Concurso de Redação Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo.
O objetivo do concurso é aumentar a conscientização das escolas estaduais sobre as mudanças climáticas, encorajando os alunos a criar projetos e tomar ações para reduzir as emissões de gás carbônico e preservar o meio ambiente.
Concurso de redação
Estudantes que pertencem à rede pública estadual podem se inscrever a partir do quinto ano do ensino fundamental. A competição será organizada em três grupos: Ensino Fundamental Anos Iniciais (5o ano), Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9 ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série).
Neste contexto, mais de 2,6 milhões de alunos estão incluídos.
As redações devem abordar o tema “Mudanças Climáticas” e podem abordar aspectos de mitigação e adaptação. Os alunos do quinto ano do ensino fundamental devem escrever um texto seguindo a linha “Você sabia que…”, enquanto os alunos das duas outras categorias (6o ao 9o ano do ensino fundamental e ensino médio) devem escrever um texto dissertativo argumentativo.
Essas turmas podem contar sobre projetos que realizaram na própria escola e que envolveram a comunidade.
As redações devem ser escritas por uma equipe de três alunos de cada escola, com um professor orientador. Para ajudar os alunos a aprenderem, os professores usarão os materiais disponibilizados pela Semil no site da Educação Ambiental e receberão instruções via live no dia 2 de agosto.
Os alunos terão a oportunidade de trabalhar nas redações de 5 de agosto a 4 de outubro. A primeira etapa requer que cada unidade escolar forme uma comissão julgadora e selecione três redações, uma para cada categoria.