A Artesp e as concessionárias alertam os motoristas sobre o risco de queimadas neste período. Os incêndios à beira das rodovias aumentam no outono e no inverno devido ao tempo seco e à falta de chuva, o que afeta os motoristas e o meio ambiente.
De acordo com dados do CCI da Artesp, houve um aumento significativo no número de queimadas no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram registrados 1.416 casos de queimadas de abril a junho do ano passado, enquanto o mesmo período de 2024 teve 3.237 casos de queimadas.
Ainda de acordo com dados do CCI, foram 5.396 casos durante todo o ano de 2023 e 4.025 casos no primeiro semestre de 2024.
Risco de queimadas
As concessionárias estão trabalhando para dar mais segurança aos seus usuários, fornecendo alertas através de painéis em todas as rodovias autorizadas e usando tecnologia para evitar incêndios, o que reduz os danos maiores.
As queimadas são fenômenos naturais que podem ocorrer em locais secos com pouca umidade e vegetação. O fogo pode se espalhar rapidamente com a ajuda do vento, causando incêndios de grandes proporções. As ações humanas são a principal causa das queimadas.
Mais de 90% dos 161 incêndios em áreas protegidas no ano passado foram causados pelo homem, de acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).