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COMUNICADO GERAL sobre CRÉDITO CONSIGNADO preocupa brasileiros neste sábado (16): bloqueio e desbloqueio em 90 dias

Em resposta a tal situação constrangedora, o governo noticiou as condutas que tomará

Os idosos e demais beneficiários da Previdência Social no Brasil enfrentam um cenário preocupante. Eles estão alvos de golpes relacionados ao crédito consignado.

Esses golpes são perpetrados por criminosos e instituições financeiras que desrespeitam os direitos previdenciários dos cidadãos brasileiros.

Em resposta a tal situação constrangedora, o governo noticiou as condutas que tomará sobre o bloqueio e desbloqueio do crédito consignado. Essa é uma das maneiras mais comuns de fraude cometida contra um público tão vulnerável.

Golpes relacionados a crédito consignado requerem atenção por parte dos segurados

Os golpes frequentemente dizem respeito às solicitações indevidas dos empréstimos, o que prejudica financeiramente os pensionistas e aposentados.

Nesse sentido, a Previdência Social, mensalmente, recebe aproximadamente três mil denúncias sobre atividades suspeitas em benefícios concedidos.

Por isso é tão importante compreender como é necessário proceder ante uma realidade tão constrangedora e criminosa.

Para evitar que o crédito consignado seja realizado sem autorização, bem como para impedir que se abram processos que endividem o segurado, é essencial bloquear o crédito consignado associado ao benefício.

O procedimento tem condições de ser feito através do site Meu INSS e do app disponível para os sistemas Android e iOS. O acesso à conta é feito mediante credenciais cadastradas no gov.br.

Ao acessar o site, siga as etapas:

  • Na página principal, use a ferramenta de pesquisa, digitando “Empréstimo”;
  • Selecione o campo em que está escrito “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”;
  • Leia todas as instruções que serão apresentadas na tela e as siga;
  • Faça a confirmação do bloqueio, aguardando a confirmação do processo final.

Para efetuar o desbloqueio do crédito consignado, o segurado deve seguir o mesmo processo descrito acima, mas escolhendo o campo “Desbloquear”.

Contudo, a recomendação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é manter o benefício bloqueado, liberando o acesso somente quando necessário.

Dessa forma, os riscos de acesso não autorizado são evitados. Além do mais, a autarquia realiza o bloqueio automático do benefício por aproximadamente 90 dias depois da concessão.

Nesse período, o desbloqueio não se torna possível mesmo diante da solicitação do próprio segurado da Previdência Social.

Depois desse período, o beneficiário pode solicitar o desbloqueio a fim de contratar o crédito consignado, visando a prevenção das contratações não autorizadas nos seus nomes.

Golpes do crédito consignado mais comuns

Para auxiliar os segurados na identificação, bem como prevenção dos golpes, a Previdência Social dá um alerta para as fraudes mais comuns que acontecem no país:

  • Golpe dos benefícios bloqueados – O aposentado é contatado por certos indivíduos fraudulentos que se fazem passar por funcionários dos órgãos governamentais. Assim, eles solicitam informações bancárias e pessoais sob a ameaça do bloqueio do benefício previdenciário;
  • Falso agendamento da perícia médica – O segurado recebe uma comunicação falsa, seja através de ligação, sms ou mesmo do e-mail, informando acerca do agendamento da perícia médica fictícia, onde se requisitam informações sensíveis, o que inclui senhas;
  • Fraude da prova de vida online – Bandidos entram em contato com o segurado se passando por funcionários do INSS, pedindo a confirmação dos dados bancários e pessoais para realizar a prova de vida, que é um processo necessário para a manutenção do pagamento dos benefícios;
  • Antecipação do 13º salário fraudulenta – Golpistas oferecem para os pensionistas e aposentados a antecipação do 13º mediante pagamento das taxas ilegítimas, ou seja, que não devem ser pagas. Quando o segurado paga o boleto, nada mais acontece.
  • Promessa de restituição de benefícios atrasados – Os golpistas se passam por funcionários do INSS, informando que o segurado tem supostos valores atrasados para receber, exigindo dados bancários e pessoais para transferir, porém, os valores não são repassados.

Esses são somente alguns exemplos de golpes prejudiciais e sofisticados que os beneficiários da Previdência Social enfrentam.

É evidente que existe a importância de se manter alerta, tomando medidas preventivas a fim de proteger os recursos e direitos dos cidadãos vulneráveis.

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