
A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) 2024 começa oficialmente na segunda-feira (25) em Sorocaba.
De acordo com a prefeitura, as doses serão aplicadas nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inicialmente, exclusivamente aos grupos prioritários. A aplicação ocorrerá conforme o horário de cada unidade.
Os principais sintomas da gripe são:
- Febre;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça.
A vacina imunizará contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e portar a carteira de vacinação para atualização.
Grupo prioritário
O grupo prioritário é composto por idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; profissionais da área de saúde; trabalhadores da área de educação; crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários; povos indígenas; ´população em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; população do sistema de privação de liberdade; além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
A primeira remessa enviada a Sorocaba tem 26.350 doses e já está sendo distribuída nas unidades. A previsão inicial é de que a campanha seja realizada até 31 de maio, com possibilidade de prorrogação.
Gripe
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D.
Segundo informações do Governo Federal, o vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Tipo A – são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre. Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N).
Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos. Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.
Tipo B – infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em 2 principais grupos (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria.
Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.
Tipo C – infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, apresentando implicações menos significativa a saúde pública, não estando relacionado com epidemias. Em 2011 um novo tipo de vírus da gripe foi identificado.
O vírus influenza D, o qual foi isolado nos Estados Unidos da América (EUA) em suínos e bovinos e não são conhecidos por infectar ou causar a doença em humanos.
Os demais sinais e sintomas da gripe (influenza) são habitualmente de aparecimento súbito, como:
- Calafrios;
- Mal-estar;
- Cefaleia;
- Mialgia;
- Dor nas juntas;
- Prostração;
- Secreção nasal excessiva