
Um novo saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) será divulgado na próxima semana. Portanto, é fundamental que profissionais qualificados saibam quando poderão sacar os valores devidos.
Diferentemente do saque rescisório, esta modalidade, conhecida como saque aniversário, permite ao cidadão sacar parte do saldo disponível em sua conta do Fundo, ativa ou inativa.
Este procedimento é realizado uma vez por ano, e sempre no mês de aniversário do trabalhador. Para saber mais sobre o assunto, confira abaixo quem receberá o próximo saque do FGTS e qual será o prazo para solicitação.
Na próxima semana terá o lançamento da nova rodada referente ao saque-aniversário
A próxima rodada de retirada do plano de comemoração de aniversário, que estará disponível na próxima semana, refere-se às inscrições feitas em abril.
Conforme dito anteriormente, esse saque do FGTS só está disponível uma vez por ano, sempre no mês de nascimento do cidadão. Seguindo essa lógica, o calendário de benefícios está estruturado em um sistema mensal.
Consequentemente, seguindo o calendário oficial do Fundo, o próximo desembolso ocorrerá entre 1º de abril e 28 de junho para os nascidos em abril.
Quanto ao prazo para saque, o detalhamento poderá ser realizado em até 60 dias, a partir do primeiro dia de cada mês.
Quem pode recebê-lo?
Todos os trabalhadores que possuem contas no FGTS, ativas ou inativas, têm o direito de utilizar essa modalidade de saque. O único requisito para cancelar é ter saldo disponível na conta.
O benefício do Fundo é destinado a todos os trabalhadores particulares, ocasionais, temporários, rurais, sazonais e atletas profissionais. De forma semelhante, os investidores com saldo na conta ainda são capazes de realizar saques.
Antes de participar ao saque-aniversário, é importante que sejam observadas as condições do serviço. Optando por isso, o trabalhador não terá mais a prerrogativa de sacar integralmente os recursos de sua conta em caso de dispensa imotivada.
O que lhe restará será apenas uma indenização correspondente à multa rescisória incluída em 40% do valor total acumulado.
Calendário oficial de saque do FGTS
Confira abaixo os dados oficiais do calendário do FGTS, divulgados pelo Governo Federal:
- Janeiro: de 2 de janeiro a 29 de março de 2024.
- Fevereiro: de 1º de fevereiro a 30 de abril de 2024.
- Março: de 1º de março a 31 de maio de 2024.
- Abril: de 1º de abril até o dia 28 de junho de 2024.
- Maio: de 2 de maio a 31 de julho de 2024.
- Junho: de 3 de junho a 30 de agosto de 2024.
- Julho: de 1º de julho e 30 de setembro de 2024.
- Agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro de 2024.
- Setembro: de 2 de setembro até o dia 30 de novembro de 2024.
- Outubro: de 1º de outubro a 29 de dezembro de 2024.
- Novembro: de 1º de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
- Dezembro: de 2 de dezembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025.
Os beneficiários podem retirar os valores em qualquer casa lotérica ou terminal de autoatendimento, apenas portando o seu Cartão Cidadão.