GeralDinheiro

CPFs com final 1 a 0 do CadÚnico APLAUDEM DE PÉ anúncio do governo Lula: curso de qualificação profissional GARANTIDO hoje (15)

A oportunidade se estabeleceu através de grande parceria

O brasileiro que for beneficiário do CadÚnico terá a oportunidade de fazer um curso de qualificação profissional com vagas garantidas.

Recentemente, o governo Lula anunciou que as chances serão ofertadas para vários setores de atuação dentro do mercado de trabalho.

Cursos de qualificação profissional deverão ter vagas para inscritos no CadÚnico

A oportunidade se estabeleceu através da grande parceria entre o CFA (Conselho Federal de Administração) e o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome).

Assim, será possível beneficiar os inscritos ativos e com informações atualizadas na base de dados do Governo Federal.

A assinatura do termo de cooperação do acordo aconteceu em Brasília (DF), com a participação de Leonardo Macedo, presidente do CFA e do ministro Wellington Dias.

A parceria é a representação de mais um passo rumo ao processo da inclusão socioeconômica de beneficiários dos programas sociais do governo.

Como será a reserva das vagas

A iniciativa do CFA e do Ministério do Desenvolvimento Social garantirá oportunidades nos cursos de qualificação profissional nas variadas áreas.

Alguns dos cursos incluem matérias voltadas para comunicação empresarial, educação financeira, bem como marketing digital.

De acordo com Leonardo Macedo, esse projeto terá implementação igualitária no país todo, permitindo que profissionais da área de administração auxiliem na qualificação de quem se interessa.

Conquanto, Wellington Dias também se manifestou, falando acerca da importância de tal iniciativa. Para o ministro, a parceria é decisiva em termos de mudança e melhoria na qualidade de vida de vários beneficiários, criando chances ímpares para todos.

O CFA é um grande parceiro do Ministério do Desenvolvimento Social. Ambos os órgãos buscam a inclusão socioeconômica de toda a população.

Portanto, com o projeto, a entidade acabará intermediando a relação com as instituições de ensino, ou seja, um grande adianto para os interessados.

Tão logo 2024 se iniciou, o MDS assinou um protocolo para intenções com o Conselho do Distrito Federal. Esse documento reserva aproximadamente 400 vagas para estudo que serão distribuídas entre os beneficiários do CadÚnico.

O que é o CadÚnico

O CadÚnico é uma base de dados do governo com informações sobre os membros dos núcleos familiares de baixa renda do território brasileiro.

A plataforma funciona como o mapa funcional das famílias no Brasil, que mostra para o governo como elas vivem, bem como as suas necessidades básicas para que tenham qualidade de vida.

Através do sistema, os brasileiros conseguem receber vários benefícios sociais, por exemplo, o Bolsa Família, vale-gás e tarifas sociais conta de água e luz.

Para os estudantes dos quatro cantos do país, integrantes da base de dados do CadÚnico, é possível receber ainda alguns incentivos educacionais, por exemplo, os fornecidos através do Pé-de-Meia.

No programa são concedidos alguns valores que somam R$ 9,2 mil para os estudantes que concluírem os estudos e cumprirem certos requisitos, como manter uma determinada frequência na escola e fazer as provas do Enem.

Como se inscrever no Cadastro Único

Para ser incluído na base de dados do CadÚnico, é preciso realizar um cadastro pessoalmente, se dirigindo a um dos postos de atendimento do CRAS mais próximo da residência.

O processo pode ser completado por quaisquer núcleos familiares que se mantenham considerados como baixa renda.

No CRAS, o responsável pela família deve efetuar o cadastro levando todos os documentos dos membros que compõem o grupo familiar, como identidade, CPF e comprovante de endereço.

Para a consulta das informações no sistema, se estão atualizadas ou não, se há algum erro no cadastro, é só acessar o site oficial do CadÚnico ou o app, disponível para os sistemas Android e iOS.

Em ambos os casos, consegue-se obter um comprovante do cadastramento acessando o ícone “Consulta Simples”. Para concluir o processo, é preciso fornecer algumas informações para identificação do usuário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo