NotíciasSorocaba

BASQUETE EM SOROCABA! Partida entre LSB e Blumenau acontece neste domingo (5)

Neste domingo (5), a Liga Sorocabana de Basquete (LSB/PM Sorocaba) joga contra o Blumenau, pelo returno da Fase de Classificação do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2024.

A partida será realizada às 11h, no Ginásio Municipal de Esportes “Gualberto Moreira”, localizado na Vila Hortência. A entrada é gratuita.

O Ginásio Municipal de Esportes “Gualberto Moreira” está localizado na Rua Duarte da Costa, 50, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas na rede social do time: @lsboficial.

Sobre a competição

Organizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a competição reúne nove clubes de quatro estados brasileiros: Liga Sorocabana de Basquete (SP), Basket Osasco (SP), Basquete Santos (SP), Brusque (SC), Blumenau (SP), Cruzeiro Olympico (MG), Praia Clube (MG), EC Vitória (BA) e Basquete Tatuí (SP).

A equipe sorocabana integra a Conferência 1, ao lado do Basket Osasco, Basquete Santos, Brusque e Blumenau. Já a Conferência 2 tem Cruzeiro Olympico, Praia Clube, EC Vitória e Basquete Tatuí.

Nessa fase inicial do Campeonato Brasileiro,  os clubes jogam em turno e returno dentro das suas respectivas conferências.

Ao final do returno, na Conferência 2, que contem quatro equipes, todas já estão classificadas para as Quartas de Final. Já na Conferência 1, o quinto colocado estará eliminado da competição.

Liga Sorocabana de Basquete

A Liga Sorocabana de Basquete representa o município em campeonatos oficiais, com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav).

O elenco da LSB/PM Sorocaba, sob o comando do técnico Rinaldo Rodrigues, é formado pelos seguintes jogadores: Adler Ribeiro, Anthony Harris, Beto Fagundes, João Fued, Dilber Ribeiro, Leandro Moraes, Weverton Felipe, Thiago Henrique, Victor Egon, Lucas “Fumaça” Marciel e Elivelton dos Santos.

Sobre o esporte

Você sabia que o basquete já tem mais de cem anos? O jogo teve origem em dezembro de 1891 e foi uma criação do professor de educação física James Naismith.

O fim do ano é o período de inverno no hemisfério norte e costuma ser bastante rigoroso. Nesse contexto, o inventor do basquete trabalhava no Springfield College, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

Pela dificuldade de praticar esporte ao ar livre, o professor James Naismith (1861-1940) recebeu do diretor da instituição a tarefa de criar uma atividade em que os alunos poderiam treinar em um local fechado.

Assim que recebeu essa missão, pensou em descartar jogos que tivessem muito contato físico ou precisasse usar os pés. Foi assim que o professor escreveu 13 regras básicas, inclusive a utilização de um cesto de pêssegos pendurado a 10 pés (o equivalente a 3,05 metros de altura). Por outro lado, naquele momento a quadra que James planejou tinha apenas metade do tamanho das usadas hoje em dia.

O basquetebol é um jogo coletivo em que as duas equipes devem marcar pontos no lado oposto da quadra — ou seja, no campo de seus adversários.

Até mesmo pessoas que não são tão envolvidas com o esporte conhecem pelo menos o objetivo mais básico do basquete: marcar cestas (pontos).

O cesto do basquete é um aro que fica a pouco mais de 3 metros de altura. Por isso, o esporte é dinâmico e exige diferentes capacidades, como coordenação motora e agilidade;

Além disso, é preciso obedecer as regras para que os pontos sejam validados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo