
O Hangar Pioneiro onde atualmente é o Aeroporto de Sorocaba pode ganhar o nome de Cherubim Rosa Filho.
A homenagem é iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB), que propôs um projeto de lei para dar o nome do tenente-brigadeiro ao Aeroporto de Sorocaba. Assim, o projeto de lei deve ser votado em discussão única na Câmara Municipal.
Aeroporto de Sorocaba e projeto de lei
A primeira construção no antigo Campo de Aviação da Terra Vermelha, também conhecido como Hangar Pioneiro, atual Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz, deve ganhar um novo nome muito em breve.
O projeto é de autoria do vereador Fernando Dini (MDB), que propõe um projeto de lei para a mudança do nome do aeroporto, além da instalação de uma placa indicativa na construção, que além do nome do tenente, deverá conter a expressão Cidadão Emérito 1926-2022.
Segundo o vereador, o projeto de lei não deve apenas reconhecer o mérito e a contribuição de Cherubim Rosa Filho para a cidade, mas também registrar a importância da sua jornada para o Aeroclube e o Aeroporto de Sorocaba.
Quem foi Cherubim Rosa Filho?
Cherubim Rosa Filho era um tenente-brigadeiro apaixonado pela aeronáutica, sendo uma peça fundamental para o desenvolvimento do Aeroclube de Sorocaba.
O tenente-brigadeiro do ar faleceu aos 96 anos, no dia 02 de maio deste ano, e o seu falecimento foi lembrado pela sua família e amigos.
Alguns depoimentos citam que ele jamais esqueceu Sorocaba, assim como a cidade não esqueceu dele.
Além disso, o tenente também fez os olhos de muitas pessoas brilharem com paixão pela aviação.
Também é importante citar que ele exerceu influência e ajudou no desenvolvimento do Aeroclube de Sorocaba, que deu origem a projetos como o próprio Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz e o Polo de Manutenção da Aeronáutica.
Além da sua jornada enquanto tenente-brigadeiro do ar, deixou o seu legado e contribuiu efetivamente para o desenvolvimento da nossa cidade.