NotíciasSaúdeSorocaba

Sorocaba tem ação de vacinação em 26 UBSs neste sábado (23)

Objetivo é ampliar a oferta de vacinação

Neste sábado (23) será realizada vacinação aos moradores de Sorocaba em 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

O objetivo, de acordo com informações divulgadas pela prefeitura de Sorocaba, é ampliar a oferta de vacinação principalmente àqueles que não conseguem se imunizar durante a semana.

A ação acontece das 8h às 14h, em 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Angélica, Aparecidinha, Barão, Barcelona, Brigadeiro Tobias, Cajuru, Cerrado, Éden, Escola, Habiteto, Haro, Hortência, Laranjeiras, Maria do Carmo, Maria Eugênia, Mineirão, Nova Esperança, Paineiras, Rodrigo, Santana, São Bento, São Guilherme, Simus, Ulisses Guimarães, Vitória Régia e Wanel Ville.

As vacinas serão aplicadas mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso de crianças com comorbidades e de pessoas com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também laudo médico.

No ato da imunização, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança.

Importância da vacinação

A vacinação é a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra uma doença infecciosa. A vacinação elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que a vacinação em massa evita de duas a três milhões de mortes anualmente e poderia salvar mais 1,5 milhão de vidas se sua aplicação fosse ampliada. São impedidos, mundialmente, ao menos quatro falecimentos por minuto todos os anos.

O Brasil é referência internacional quando o assunto é vacinação. Formulado em 1973, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) é o mais antigo das Américas e principal responsável pela consolidação da estratégia vacinal do País.

No entanto, de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), a cobertura vacinal registra queda em todo o país, e doenças como sarampo, rubéola e difteria, que haviam sido dadas como erradicadas, voltaram a ameaçar a população.

O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos; e ainda para gestantes. Peça mais informações para seu médico.

Conforme a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacina tem como principal função gerar imunidade, contribuindo diretamente para o controle e eliminação de doenças provocadas por vírus ou bactérias.

Dessa forma, é uma das ações mais eficazes, custo-efetivas e que salvam vidas que um governo pode promover pela saúde coletiva de sua população.

Vale ressaltar que a vacinação não protege apenas quem recebe o imunizante, mas também aqueles que não podem se vacinar, como, por exemplo, bebês; imunossuprimidos ou alérgicos a algum dos componentes. Isso porque quanto menos pessoas se infectarem com a doença, menor a sua circulação entre a população e mais baixas são as chances da patologia se espalhar.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), entretanto, lembra que mesmo que determinada enfermidade esteja com a circulação controlada é imprescindível seguir o calendário vacinal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo