
Na terça-feira (14), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba vai realizar intervenções no Centro de Distribuição (CD) Campolim, na Zona Sul da cidade, causando uma interrupção no abastecimento de água.
Segundo informações da prefeitura de Sorocaba, os serviços serão executados na cabine de entrada de energia e incluem testes e revisão completa, além da substituição de componentes.
Interrupção no sistema de água
Para realizar os trabalhos, será necessária interrupção momentânea no sistema, das 13h às 16h, que atende também aos seguintes bairros e imediações: Altos do Campolim e Vossoroca.
O Saae/Sorocaba orienta os moradores dessas regiões a manterem, por precaução, na segunda-feira (13), véspera da intervenção programada, os reservatórios das caixas d’água de suas residências cheios na capacidade máxima.
O trabalho de manutenção preventiva é desenvolvido em todas as unidades da autarquia que possuem cabines de entrada de energia, para o acionamento das bombas, responsáveis pela pressurização da água para as regiões mais altas de cada Centro de Distribuição e o objetivo é assegurar o pleno funcionamento de todo o sistema.
Para mais informações, o Saae/Sorocaba disponibiliza o telefone gratuito: 0800 770 1195 e o 3224-5800.
Sobre o SAAE
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) foi criado pela Lei número 1.390, de 31/12/65, como entidade autárquica municipal, com personalidade jurídica própria, sede e foro na cidade de Sorocaba, dispondo de autonomia financeira e administrativa dentro dos limites estabelecidos pela referida Lei.
Além da represa de Itupararanga, a distribuição de água tratada em Sorocaba conta também com o manancial da represa do córrego Ipaneminha, localizada na região sul da cidade. Ao contrário de Itupararanga, de onde a água vem para a ETA por gravidade, em Ipaneminha o Saae mantém uma estação elevatória, para permitir que a água chegue até a unidade de tratamento.
A Estação de Tratamento de Água do Cerrado (ETA 1) trata atualmente 2.200 litros de água por segundo, e atende a maior parte da cidade.
O Saae também realiza a captação de água no bairro do Éden, onde existe outra Estação de Tratamento (ETA 2). Essa unidade entrou em funcionamento no início de 1982, recebendo águas represadas do ribeirão Pirajibu-Mirim e córrego dos Ferraz, que nasce nas imediações de Inhaíba.
É uma estação de tratamento do tipo mista – compacta e convencional – com capacidade para fornecer 200 litros de água tratada por segundo. Para proporcionar melhores condições de reservação ao sistema distribuidor do Éden, o Saae construiu uma nova barragem no leito do referido córrego.
Sorocaba mantém, hoje, em pleno funcionamento, 23 poços semi-artesianos, localizados nos bairros mais distantes e que totalizam uma vazão de 403.200 litros por hora ou 112 litros por segundo. Esses poços têm água analisada diariamente, para garantir o padrão de qualidade do líquido quanto às condições físico-químicas e bacteriológicas.
Distribuindo água tratada a 99% dos imóveis existentes, Sorocaba possui hoje um dos melhores sistemas de abastecimento de água do País, com capacidade de reservação da ordem de 78 milhões de litros, com mais de 99% dos imóveis (aproximadamente 190 mil) – entre residenciais, comerciais e industriais – recebendo água tratada através de um sistema de distribuição que totaliza 1.800 quilômetros de tubulações.




