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Visita técnica do Fonplata efetiva nova fase do programa de mobilidade “Sorocaba Tem Pressa”

Grupo vistoriou locais onde serão realizadas as obras e definiu questões administrativas e legais quanto à parceria com a Administração Municipal

A Prefeitura de Sorocaba efetivou mais uma fase do programa de mobilidade urbana “Sorocaba Tem Presa”, nesta semana, a partir da visita técnica da equipe do Fonplata – Banco de Desenvolvimento à cidade. O grupo vistoriou locais onde serão realizadas as obras e definiu questões administrativas e legais quanto à parceria com a Administração Municipal, mediante contrato de operação de crédito, no valor de até US$ 16 milhões, para executar uma série de obras de mobilidade urbana, a partir de 2023.

Equipe do Fonplata

A equipe do Fonplata, formada pelo responsável pelo projeto do banco em Sorocaba, Eduardo Bogado, o especialista de aquisições Fredy Zarco e a especialista operacional Ana Tonello, chegou a Sorocaba na segunda-feira (12), data em que iniciou os trabalhos locais, sendo recebida no Paço Municipal, na terça-feira (13), pelo prefeito Rodrigo Manga.

Visita técnica do Fonplata efetiva nova fase do programa de mobilidade “Sorocaba Tem Pressa”
Visita técnica do Fonplata efetiva nova fase do programa de mobilidade “Sorocaba Tem Pressa”

“A partir de mais essa parceria, vamos dar uma nova ‘cara’ para Sorocaba, com a realização de obras esperadas há muitos anos pela população. Essa visita marca o início da transformação de um sonho em realidade. O ‘Sorocaba tem Pressa’ é um dos principais programas da atual Gestão, com obras que garantirão mais qualidade de vida para os sorocabanos”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Também participaram do encontro os integrantes do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), setor da Prefeitura ligado à Secretaria de Administração (Sead), responsável por gerenciar os contratos de obras com o Fonplata. São eles: a coordenadora e responsável pela Unidade de Execução e Programa (UEP), Jessica Pedrosa; a coordenadora administrativa, Bárbara Braz; o diretor de área e gerente de Obras, Rodrigo Faria; o gestor de Obras e Projetos, Marcos Paulo Dionísio; o gestor socioambiental, José Carmelo de Freitas, e a secretária Monique Celestino.

“Essa visita é considerada pelo Fonplata como missão de arranque de trabalhos com Sorocaba, para viabilizar a execução das obras planejadas. Eles percorreram 54 quilômetros, visitando oito pontos da cidade. Também houve reuniões pontuais, para tratar de assuntos financeiros, sociais, ambientais e técnicos para iniciar o contrato”, explica a responsável pelo CADI.

O responsável pelo contrato do Fonplata em Sorocaba, Eduardo Bogado, agradeceu a confiança da Administração na viabilização da parceria e colocou sua instituição à disposição para garantir a melhor execução possível das obras, dentro do prazo. “Sorocaba é uma das principais cidades do Brasil e está em franco crescimento. Nessa visita que fizermos, inclusive, pudemos perceber que a cidade está muito bem cuidada”, completou.

Obras via Fonplata

Dentre as obras previstas no contrato com o Fonplata, estão: a ligação entre os Jardins São Guilherme II e Jardim Paulista, assim como entre o Jardim Santa Lúcia e a Avenida Ulysses Guimarães; mais a obra de travessia sobre o córrego, interligando a Rua Walter Lacava com a Rua Nelson Juliano (Wanel Ville IV/Villágio Torino); a drenagem e pavimentação das ruas Miguel Ascêncio, Rodolfo Garcia e travessas em Brigadeiro Tobias, mais a recuperação de infraestrutura nas regiões Norte, Leste, Oeste e Central, com requalificação da malha viária urbana e construção geral de pavimento asfáltico.

“Todas já estão com o processo de licitação em andamento e a previsão é, no início de 2023, abrir chamamento para contratação de empresa para executar cada obra, com início previsto já para esse mesmo ano”, adianta a coordenadora do CADI. O contrato prevê, ainda, o alteamento da Avenida XV de Agosto e uma intersecção na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes (Córrego Piratininga – Jardim Guariglia), cujas iniciativas estão em fase de estudo para elaboração do projeto executivo.

O contrato com o Fonplata foi assinado no último dia 10 de outubro, sendo que a meta da Administração Municipal, com a execução dessas obras de mobilidade, é aumentar a fluidez do tráfego, ampliar a malha cicloviária, diminuir gastos com manutenção de vias e acabar, de uma vez por todas, com a ocorrência de inundações e alagamentos nesses pontos. Os projetos ainda incluem a instalação de rede de iluminação pública com lâmpadas em LED, paisagismos e completa sinalização viária.

 “Sorocaba tem Pressa”

O programa “Sorocaba Tem Pressa” já está em andamento, viabilizado por meio de parceria com a Corporação Andino de Fomento (CAF). Três obras já foram entregues: o viaduto sobre a Avenida Itavuvu, na Zona Norte; outro sobre a Avenida Ipanema (região da Av. Joaquim José de Lacerda) e a primeira fase da construção da marginal do Córrego Itanguá.

Via CAF, também estão previstas: obras na Avenida Pereira da Fonseca (em andamento), na Avenida 3 de Março (início de 2023), a requalificação do pavimento das vias alimentadoras do sistema BRT – Parque São Bento (começam nos próximos dias) e a implantação de via de ligação das Avenidas Antônio Carlos Comitre e Mário Campolim, com a Rua Romeu do Nascimento (em andamento). Estão em licitação a construção de viaduto de ligação das Avenidas Fernando Stecca e Independência; a requalificação de vias alimentadoras do BRT – Zona Oeste e a execução da Marginal Direita do Rio Sorocaba.

Também estão no programa da CAF a segunda fase da marginal do córrego Itanguá e um Parque Linear nesse mesmo bairro; uma Minicidade do Trânsito no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS); uma ponte sobre o Rio Sorocaba, interligando a Av. Arthur Bernardes com a Av. XV de Agosto; um Parque Metropolitano e o novo Terminal Rodoviário (nova Rodoviária).

Outro contrato é com o New Development Bank (NDB), no valor de US$ 40 milhões, para execução de obras a serem realizadas e concluídas até 2024. Esse prevê intervenções, como: macrodrenagem no Jardim Nilton Torres; recuperação de infraestrutura (recapeamento) de 940 mil m² nas regiões Norte, Leste, Oeste e Central; pavimentação asfáltica e construção de obra de arte (ponte), compondo o Complexo Viário de ligação entre os bairros Parque São Bento e Residencial Carandá, e minitúnel na intersecção das Avenidas Antônio Carlos Comitre, Washington Luiz e Barão de Tatuí.

Prefeitura de Sorocaba

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