Uma atividade de troca de livros será realizada na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” nesta sexta-feira (22), em Sorocaba.
Os participantes poderão trocar obras de literatura nacional, estrangeira, infantil ou infantojuvenil, desde que estejam em bom estado de conservação.
De acordo com a prefeitura de Sorocaba, a iniciativa é realizada por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o objetivo da iniciativa, que ocorre sempre na última sexta-feira de cada mês, é incentivar o hábito da leitura entre os moradores de todas as idades e promover o intercâmbio de livros, para que mais leitores tenham acesso às publicações.
Sobre a troca de livros
Não são aceitos materiais didáticos, político-partidários, religiosos, dicionários, lista de endereços e telefones, teses, dissertações, enciclopédias, livros carimbados ou etiquetados (indicando pertencer à outra instituição) e produtos rasgados ou danificados.
A atividade é gratuita e aberta a todos. A Biblioteca Municipal está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.
Literatura
A literatura é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras. Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras.
Dessa forma, a literatura está vinculada à sociedade em que se origina, assim como todo tipo de arte, pois o artista não consegue ser indiferente à realidade.
A obra literária é resultado das relações dinâmicas entre escritor, público e sociedade, porque através de suas obras o artista transmite seus sentimentos e idéias do mundo, levando seu leitor à reflexão e até mesmo à mudança de posição perante a realidade, assim a literatura auxilia no processo de transformação social.
Os textos literários também possuem uma função muito importante para o ser humano, de forma que provocam sensações e produzem efeitos estéticos os quais nos fazem entender melhor nós mesmos, nossas ações, bem como a sociedade em que vivemos.
A literatura também pode assumir formas de crítica à realidade circundante e de denúncia social, transformando-se em uma literatura engajada, servindo a uma causa político-ideológica.
Biblioteca Municipal de Sorocaba
Reunindo importante acervo em livros, periódicos e jornais, a Biblioteca Municipal foi criada em 1979. Funcionou por algum tempo na sede da Biblioteca Operária, à Rua Comendador Oeterer (hoje, Academia Sorocabana de Letras), na Rua da Penha, depois para o Largo de São Bento e no Terminal Santo Antônio, conquistando o prédio próprio em 2004.
A Biblioteca abriga mais de 40 mil volumes, entre literatura nacional, estrangeira, infantojuvenil e de pesquisa. Conta com setores de Obras Raras, Autores Sorocabanos, Hemeroteca (arquivo de recortes de jornais), Periódicos (jornais e revistas) e obras adaptadas pelo sistema Braille para portadores de deficiência visual. Oferece um auditório de 110 lugares para palestras, cursos e área de exposição. Periodicamente, são organizadas mostras de artes plásticas.
O local funciona de Segunda à Sexta-feira das 09h às 16h. Atualmente se encontra instalado no Alto da Boa Vista, ao lado da Prefeitura de Sorocaba.