CulturaSorocaba

Time de basquete de Sorocaba joga nesta sexta-feira (19) pela Copa São Paulo

O time de basquete de Sorocaba, a Liga Sorocabana de Basquete (LSB/PM Sorocaba), joga, nesta sexta-feira (19), às 20h, contra o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí, pela Copa São Paulo Adulta Masculina 2024, no Ginásio “Manoel Soares”, em Tatuí (SP). A entrada é gratuita.

Promovido pela Federação Paulista de Basketball (FPB), o torneio reúne sete times: LSB, Associação Atlética São Caetano, Basquete Diadema, Basquete Pinda, Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí, Avaré Basquete e Jandira Basquete. Nesta fase inicial da Copa São Paulo Adulta Masculina, os times jogam entre si, em turno e returno.

A LSB representa o município em campeonatos oficiais, com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav).

+Fundec recebe apresentações especiais nesta sexta (19)

O elenco da LSB/PM Sorocaba, sob o comando do técnico Rinaldo Rodrigues, é formado pelos seguintes jogadores: Adler Ribeiro, Anthony Harris, Beto Fagundes, João Fued, Dilber Ribeiro, Leandro Moraes, Weverton Felipe, Thiago Henrique, Victor Egon, Lucas “Fumaça” Marciel e Elivelton dos Santos.

O Ginásio “Manoel Soares” está localizado na Rua XI de Agosto, 3.092, no bairro de Valinhos, em Tatuí (SP). Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais do time.

O time de basquete de Sorocaba – A LSB

A LSB foi criada em 1997 com apoio da prefeitura de Sorocaba, com a intenção de resgatar o basquete na cidade. Em 2010, a Liga Sorocabana chegou à sua maior conquista: o Torneio Novo Milênio, organizado pela Federação Paulista de Basketball. Na série final, a LSB fez 3 a 2 na Metodista/São Bernardo, após um playoff muito equilibrado.

Em 2011, a equipe conseguiu a vaga para participar pela primeira vez da elite do basquete brasileiro, o Novo Basquete Brasil, ao vencer o Rio Claro na semifinal da Supercopa Brasil, à época a 2.ª Divisão do Basquete Brasileiro.

A cidade de Sorocaba não possuía uma equipe na elite do basquete nacional desde 1996, quando a equipe feminina do Atlético Sorocaba deixou de existir.[2] Na decisão da Supercopa de 2011, a Liga Sorocabana foi derrotada pelo Tijuca TC, por 77 a 73. No NBB 2011-12, foi eliminada pelo Bauru na série oitavas de final, apesar de fazer três jogos equilibrados contra o adversário. No NBB 12-13, a campanha se repetiu, desta vez a eliminição foi diante do Franca, também em três partidas.

A LSB participou do NBB até a temporada 2017-18, quando foi rebaixada (em 2014-15, o time foi rebaixado na tabela, mas voltou à elite na temporada seguinte pela desistência do Palmeiras).

Em 2018, a Liga Sorocabana ajudou a organizar uma nova competição nacional, o Campeonato Brasileiro de Clubes da CBB. A primeira edição foi considerada a terceira divisão do basquete brasileiro. A equipe sorocabana terminou em quinto lugar. Em 2021, ficou com dois vice-campeonatos. O primeiro foi da Copa São Paulo, no primeiro semestre.

Já o segundo, foi no Campeonato Estadual da 1ª Divisão, competição de acesso ao Campeonato Paulista. Mesmo já integrando a elite estadual, a LSB participou do certame realizado no final de 2021, com o objetivo de se manter em atividade.

Em 2022, a Liga Sorocabana voltou a disputar o Brasileiro de Clubes, com este já sendo considerado a segunda divisão do basquete brasileiro. Os sorocabanos fizeram uma campanha de superação, vencendo oponentes mais fortes e chegaram à decisão. Porém, foram derrotados pelo São José por 86 a 79, ficando assim com o segundo lugar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo