Notícias

Sorocaba sedia 1º Fórum Regional do Ciclo de Fomento às Startups na Região Metropolitana

Evento será no dia 1 de dezembro, entre 8h e 13h, no complexo do PTS

O Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e a Agência Metropolitana de Sorocaba (AGEMSorocaba), em parceira com a Prefeitura de Sorocaba e o Parque Tecnológico (PTS), promovem, no dia 1 de dezembro, entre 8h e 13h, no complexo do PTS, o 1º Fórum Regional do Ciclo de Fomento às Startups na RMS.

O objetivo é promover o fortalecimento e o estímulo ao diálogo entre o ecossistema de inovação para startups e a Administração Pública. A ação pretende orientar prefeitos, gestores, vereadores, procuradores municipais e autarquias sobre as vantagens que o investimento em startups pode representar para o desenvolvimento dos municípios.

“O desenvolvimento econômico de uma região tende a prosperar, quando seus gestores se conscientizam da importância de formar um ambiente empreendedor e dos impactos positivos que o fomento à ciência, tecnologia e inovação podem trazer para todas as cidades envolvidas no processo. Queremos fortalecer e articular melhor o sistema de inovação no Brasil”, comenta o presidente da RMS e do Conselho de Desenvolvimento Econômico, prefeito Rodrigo Manga.

Sorocaba sedia 1º Fórum Regional do Ciclo de Fomento às Startups na Região Metropolitana
Sorocaba sedia 1º Fórum Regional do Ciclo de Fomento às Startups na Região Metropolitana

Lançado em outubro do ano passado, o Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico da RMS, que, agora, compõe a Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico dessa região, cada vez mais avança em seus trabalhos, desenvolvendo o ciclo de fomento a startups, com o intuito de consolidar projetos e ações de desenvolvimento metropolitano, desburocratizando processos e implementando iniciativas de desenvolvimento econômico regional.

A secretária de Planejamento e Desenvolvimento de Votorantim, Mirian Zacareli, que representa o município no grupo de trabalho, explica: “as leis federais do Governo Digital, as novas leis de Licitações e de Liberdade Econômica e o Marco Legal das Startups e Empreendedorismo trouxeram muitas novidades, que impactam na esfera administrativa e carecem de melhor entendimento para gerarem mais efetividade e frutos”.

O encontro, em dezembro, contará com a participação de instituições especialistas no tema, como Invest SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Centro Universitário Facens, ABStartups (Associação Brasileira de Startups), Athon Ensino Superior, dentre outras. Para ilustrar as boas ações desenvolvidas nesse contexto, haverá a apresentação de cases de sucesso pelo município de Mogi Mirim (SP).

“A compreensão do papel das startups no desenvolvimento econômico e social, na geração de renda, abrangendo todas as formas de fomento, deverá estimular o fortalecimento do ecossistema de inovação da Região Metropolitana de Sorocaba”, explica o presidente do PTS, Nelson Cancellara.

“Um dos objetivos desta Câmara Temática é envidar esforços para oferecer oportunidades de igualar o conhecimento e as oportunidades em todas as cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba. A realização do Ciclo de Fomento às Startups será um importante passo para a concretização dessa meta”, comenta o secretário municipal de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico de Tapiraí, José Raul Fabbri.

Fonte: Prefeitura de Sorocaba

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo